Conheça o segredo das grandes empresas para gerir pessoas

O que a Ford, o Laboratório Sabin e a Dow Brasil têm em comum? Todas foram premiadas por boas práticas de RH

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 26 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Ford

O mercado de trabalho entendeu que o ativo de maior valor não está nos equipamentos ou em altos investimentos em tecnologia e inovação. Mas sim, nas pessoas. O CORREIO descobriu o segredo de algumas  grandes empresas para despertar este sentimento de pertencimento, quando o propósito da companhia está conectado com o que este profissional quer para a sua carreira. 

Tarefa cada vez mais desafiadora, diante da demanda por um profissional com competências acima do conhecimento técnico, como destaca o presidente da seção baiana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), Cézar Almeida.  A entidade é responsável pela a promoção do prêmio Ser Humano, que reconhece, anualmente, as ações que fazem a diferença dentro da organização. 

“Quando o profissional se entende dentro do contexto do negócio, o trabalho dele passa a fazer mais sentido. E é aí que está o segredo”, aponta o especialista. 

Veja logo a seguir, as experiências compartilhadas pelos gestores da Ford, Laboratório Sabin e da Dow Brasil. O que elas têm em comum? Todas acumulam prêmios de reconhecimento pelas práticas de gestão na área de Recursos Humanos. 

FORD Salin Khouri é gerente de Talentos da Ford América do Sul (Foto: Divulgação) Pertencimento "Um primeiro ponto na hora de proporcionar um bom ambiente de trabalho está no desenvolvimento. Uma empresa tem que incentivar o aprendizado contínuo. Programas que às vezes não são muito obrigatórios, que são livres. Na Ford, a companhia criou programa Dirija o seu Futuro. São ações de desenvolvimento em que o próprio profissional define o rumo que ele quer dar para a sua carreira. Temos aí as jornadas que trabalham várias competências, nas quais ele decide o que faz sentido para o trabalho que desempenha. Outra questão importante para a gestão de pessoas na Ford está no reconhecimento, sobretudo, de pequenas ações e atitudes. A gente entende que o “celebrar” é ótimo e bem interessante para promover esta valorização. Outro pilar é o do bem-estar. A companhia tem grupos de corrida, por exemplo. Por último e não menos necessário vem a conexão do colaborador com o negócio. Temos um movimento muito forte de transformação para conectar o trabalhador com a marca.  Entre outros prêmios, pela segunda vez consecutiva, a Ford Credit Brasil ficou na primeira colocação no prêmio “Great Place to Work Mulher”, iniciativa criada para reconhecer as empresas que mais oferecem oportunidades de trabalho e ascensão na carreira para mulheres. A partir do momento que você trabalha a diversidade e aceita as pessoas como são, a empresa consolida não só um ambiente corporativo inovador e mais criativo, mas também desperta o orgulho de ser Ford, de pertencer a Ford. Isso, com certeza, leva a companhia até resultados mais positivos com o aumento do índice de engajamento". 

LABORATÓRIO SABIN Marly Vidal é diretora de pessoas da Sabin (Foto: Divulgação) Do colaborador para o cliente "Nós temos uma prática baseada no respeito, na transparência e na confiança. A partir daí, você cria as oportunidades de crescimento e isso faz com que a pessoa se conecte  com a empresa. A liderança também tem uma importância chave. Um líder bem desenvolvido sabe manter esta equipe engajada. Outro indicador valorizado pelo Sabin está na qualidade de vida - isto não só com clubes de corrida, mas também com a promoção de ações de educação financeira para nossos colaboradores. Outro aspecto na valorização deste desenvolvimento está na universidade corporativa do Sabin, onde os colaboradores podem acessar o ambiente virtual de aprendizagem dentro ou fora da empresa. O caminho, em minha opinião, está em desenvolver pessoas.  Outra estratégia da empresa está na gestão participativa, o que estimula esse senso de pertencimento. Ou seja, eu cuido do colaborador e ele vai cuidar do nosso cliente.  Isso garante que a empresa verdadeiramente tenha uma gestão de pessoas conectada com a estratégia da organização. Há 12 anos estamos entre as 12 melhores empresas do país para se trabalhar. Em 2018 conquistamos, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), o título de 2ª melhor empresa para se trabalhar na Bahia. É um reconhecimento muito especial para a gente porque ele avalia o clima organizacional e que nos mostra que se a empresa fideliza o colaborador, ela, consequentemente, vai fidelizar o cliente. Não estamos falando de qualquer colaborador, mas de um profissional motivado que vai entregar um serviço de excelência".

DOW BRASIL Raimundo Agusto do Santos Filho é gerente de RH da Dow (Foto: Divulgação) Valorização "A Dow mantém uma política de Recursos Humanos com foco no desenvolvimento integral de seus colaboradores. Além de uma política de remuneração atrativa, a Dow oferece diversos benefícios, como licença maternidade de seis meses, horário flexível e suporte ao desenvolvimento educacional dos funcionários (reembolso de gastos com cursos técnicos, universitários, pós-graduação, MBAs e aulas de idiomas). Através de práticas diferenciadas e de um compromisso reforçado em nossos valores de respeito com as pessoas, os funcionários se sentem mais à vontade e mais comprometidos com a companhia. Entre estas práticas, uma que se destaca são as seis redes de Inclusão & Diversidade (ERGs) da Dow. A iniciativa exerce um papel chave de conscientização, promovendo o conceito de equidade dentro da empresa. Elas possibilitam que qualquer funcionário participe e contribua na discussão de um ambiente seguro e inclusivo para que todos possam desempenhar suas atividades e exercitar seu potencial. No final do dia, isso tudo retorna positivamente à empresa em ganhos profissionais, reconhecimento dos funcionários e do mercado e resultados melhores para os acionistas. Desde 1997, a Dow está presente no guia das Melhores Empresas para Trabalhar, da Editora Abril - a empresa é uma das duas únicas presentes em todas as edições. Acredito que o segredo esteja em valorizar o profissional em todos os aspectos.  Quando o funcionário sente que pode ser ele mesmo no ambiente de trabalho, não tenho dúvidas que a empresa ganha em retenção, produtividade e inovação". 

O EMPREGO DOS SONHOS

1. Respeito às pessoas  Para o  CEO do Grupo Soulan, referência no mercado de RH, e Country Manager da Thomas International no Brasil, Marcelo Souza, entender o que move cada profissional é fundamental para as empresas que querem ser consideradas como tendo um bom ambiente para se trabalhar. “ Compreender como se comunicar com ele, suas angústias, receios e anseios é primordial para que este colaborador possa entregar o seu melhor”.

2. Engajamento e próposito  A forma de engajamento mudou, como destaca  Souza: “as pessoas querem saber ‘o quê’ estão fazendo. Claro que dinheiro é importante, mas se a empresa oferecer um salário compatível com o mercado, o que irá diferencá-la na atração dos melhores talentos é o seu propósito”, afirma.

3. Reconhecimento  É fundamental uma liderança que entenda e conheça a sua equipe e que possa oferecer as condições para cada um poder dar o seu máximo.

4. Constante aprendizado  O profissional quer trabalhar em um ambiente em que possa aprimorar as habilidades e, ao mesmo tempo, desenvolver outras competências que agregam  a sua carreira. 

5. Perspectiva de Futuro O profissional precisa enxergar o horizonte além da mesa que trabalha e todas as possibilidade de crescimento que a empresa, mais que oferece, estimula que ele alcance.