Conheça oito startups baianas que apostam na sustentabilidade

especiais patrocinados
13.08.2019, 06:00:00
HUB Salvador (Foto: Maria Paula Romano/divulgação)
Estúdio Correio -

Conheça oito startups baianas que apostam na sustentabilidade

Iniciativas sustentáveis são diferencial competitivo para empresas de base tecnológica

Em um período de apenas dois anos, Salvador pulou da 18ª para a 1ª colocação no ranking nacional de startups. Em 2017, 110 empresas com base tecnológica, além de modelo de negócio repetível e escalável, estavam instaladas na capital baiana, número que já chega a 198 em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Você sabia que boa parte dessas organizações tem a sustentabilidade como diferencial?

Líder do Norte-Nordeste em número de startups, Salvador conta hoje com um ambiente de inovação que propicia o desenvolvimento desse tipo de negócio. Primeiro centro de inovação portuário do mundo, com capacidade para abrigar mais de 100 negócios em uma estrutura com 3 mil metros quadrados, o HUB Salvador completou um ano de atuação em abril. Atualmente, o espaço localizado no Comércio conta com mais de 200 membros alocados nas 70 empresas residentes, sendo que 37 são startups.

Salvador é a cidade líder em número de startups no Norte-Nordeste. São 198 empresas que atuam nesse modelo de negócio.

Outro bom exemplo é o Centro Municipal de Inovação Colabore, inaugurado pela Prefeitura em maio deste ano. Primeiro coworking público da capital, o espaço situado no Parque da Cidade foi construído em 16 contêineres marítimos reaproveitados, e abriga projetos inovadores que possuem impacto social.

Centro Municipal de Inovação Colabore, inaugurado pela Prefeitura em maio deste ano (Betto Jr./divulgação)

“Salvador tem apresentado grandes avanços em toda essa agenda, que na Prefeitura começou há dois anos. De lá para cá, a cidade passou a ocupar a liderança no número de startups do Nordeste, principalmente com iniciativas de construção de diálogo do poder público junto ao ecossistema de inovação”
André Fraga, secretário da Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência

Sustentabilidade
O diretor executivo da Associação Baiana de Startups (Abas), Rodolfo Kobus, ressalta a sinergia entre as práticas sustentáveis e startups. “A palavra sustentabilidade também ganha vez neste universo e a Bahia novamente apresenta grande potencial com projetos variados, que vão desde a redução de impactos socioambientais até o processo de tornar a água potável.”

Listamos oito startups baianas que têm a sustentabilidade como diferencial competitivo:

Solos
Transformar em até poucas horas 100% dos restos de alimentos de grandes geradores (como supermercados e shoppings) em adubo é um dos propósitos da startup Solos, criada pelas empreendedoras baianas Saville Alves, 26 anos, e Gabriela Tiemy, 29. A empresa aposta no despertar do mercado para soluções que sejam sustentáveis e inteligentes na gestão de resíduos.
Site: www.alimentesolos.com.br E-mail: contato@alimentesolos.com.br CEOs: Saville Alves e Gabriela Tiemy

Saville Alves e Gabriela Tiemy, CEOs da Solos (divulgação)

 “Os resíduos orgânicos nos chamaram a atenção pela grande quantidade que nós geramos, um indicador de desperdício muito grande, que causa muitos impactos, como a contaminação dos lençóis freáticos e emissões de gases do efeito estufa”
Saville Alves, sócia da Solos


Safe Drinking Water For All – SDW
Startup socioambiental que desenvolve tecnologias hídricas para mudar vidas. Uma delas é o Aqualuz: dispositivo de baixo custo, premiado pela ONU, que potabiliza água de chuva usando exclusivamente radiação solar, o equipamento custa R$ 300, dura 15 anos e trata 28 litros por dia. Fazendo os cálculos, o Aqualuz trata 10 litros por apenas R$ 0,01. Seu mercado tem como foco famílias de regiões rurais do semiárido que possuam cisternas ou poços artesianos.

Anna Luísa Beserra

“Basta bombear a água da cisterna para o equipamento. Primeiro ela passa pelo filtro e as partículas sólidas que deixam o líquido escuro são retiradas. Depois disso segue para um reservatório, onde fica exposta ao sol por um período que vai de uma a quatro horas. O controle é feito por um sistema de monitoramento que avisa quando a água está pronta e o operador, assim, pode retirá-la diretamente da torneira”, explica a jovem empreendedora Anna Beserra.
Site: www.sdwforall.com E-mail: anna@sdwforall.com ​ CEO: Anna Luísa Beserra


Recicli
É uma startup de reciclagem industrial que atua a partir de uma Usina de Reciclagem, Tratamento e Processamento (RTP) de resíduos sólidos, gerando como produtos finais insumos industriais (metais, plásticos, vidro, papel, energia) e produtos (blocos de construção, calçamento, fertilizantes) que são comercializados com valores competitivos.
 Site: www.recicli.com.br ​  E-mail: contato@recicli.com.br ​ CEO: Flávio Pietrobon Costa


SolidarEasy
É uma das principais plataformas de conexão entre pessoas e ONGs. Através do site, é possível tornar-se voluntário em eventos criados por organizações sociais, escolhendo pelo dia, hora ou local. Além disso, a plataforma estimula doações em forma de shopping online, por meio da compra de itens básicos para organizações com fornecedores credenciados na plataforma.
Site: www.solidareasy.com ​  E-mail: contato@solidareasy.com ​  Fundador: Nicholas Montenegro


Dortech
A startup baiana que tem como slogan "Nanotecnologia por uma Vida Melhor" investe em projetos de inovação e em desenvolvimento de produtos de base nanotecnológica, com aplicações nas áreas de energia solar fotovoltaica e eficiência energética. Por meio da nanotecnologia, a empresa inovadora desenvolve produtos com novas funcionalidades, sempre ambientalmente amigáveis, que levam a dispositivos mais eficientes, duráveis e "verdes".
Site: wwww.dortech-group.com  E-mail: contato@dortech-group.com ​  CEO: Anderson Dórea de Brito


Pet Stop
Nasceu em 2017 para ajudar os donos de pets a resolverem o seguinte problema: pisar em cocô de cachorro. A empresa oferece um mobiliário urbano inovador que propõe um novo conceito em higiene e limpeza pública, além de uma nova opção em publicidade direta e um novo caminho para a sustentabilidade.
Site: www.petstopbrasil.com ​  E-mail: contato@petstopbrasil.com ​  CEO: Julival Góes Neto


Galera de Eventos
O sistema é disponibilizado gratuitamente para profissionais autônomos de toda a Bahia. É um ambiente onde eles podem criar perfis, respondendo às principais perguntas que os contratantes fazem na hora de selecionar um perfil. Os perfis profissionais são anunciados e divulgados pela internet, reduzindo a necessidade de produção de materiais impressos como folders e cartão de visita e é possível fazer tudo de forma virtual, desde o anúncio do perfil até a busca de oportunidades no mercado. Os profissionais podem compartilhar seus perfis em um ambiente próprio para isso.
​Site: www.galeradeeventos.com.br ​  E-mail: daniellarios@galeradeeventos.com.br ​  CEO: Daniella Rocha Rios


Closet
Consumo consciente é o que move a Closet. É a primeira startup sustentável do Brasil para locação de vestidos e acessórios femininos para festa. A empresa busca remodelar o conceito de locação de vestuário na Bahia. Na Closet é possível encontrar vestidos, brincos, cintos e clutches atuais, de diversas marcas, a preços acessíveis. A startup sugere a reflexão e a prática de uma moda mais consciente, possibilitando que a cliente se torne sócia. Assim, a cliente adquire benefícios, troca por outros aluguéis ou, se preferir, restitui o valor total da peça.
Site: www.yourcloset.com.br ​  E-mail: camilla@yourcloset.com.br ​ CEO: Camilla Raupp


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-colocar-fogo-em-onibus-homem-se-esfaqueia-em-copacabana/
Vídeo mostra veículo tomado por fumaça; suspeito tem passagem por homicídio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/transito-na-acm-sera-modificado-a-partir-do-proximo-dia-31-veja-o-que-muda/