Consciência Negra na Bahia

artigo
23.05.2019, 05:00:00

Consciência Negra na Bahia


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) divulgada pelo IBGE nos últimos dias traz notícias surpreendentes tanto para a Bahia como para a comunidade negra baiana. Em que pese o tsunami de notícias ruins que o Brasil tem sido vítima nos últimos tempos, a pesquisa revela algo de positivo e que tem a ver com o trabalho incessante que o movimento negro baiano, em particular as entidades culturais negras, vem realizando há mais de 40 anos.

Refiro-me aos dados que indicam que a Bahia é o único estado do país em que houve crescimento do número de pessoas que se autodeclaram pretas (22.9%) contra 18,1% que se declaram brancas, representando um acréscimo não vegetativo da ordem 35,5%. Na mesma pesquisa é identificado que houve uma redução do número de pardos (- 3,9%) e de brancos (- 6,9%). Tudo isto ocorrendo no intervalo de 2012 a 2018, portanto um fenômeno que está em pleno acontecimento.

Esse fato auspicioso que indica claramente o sucesso das ações e iniciativas tanto do poder público quanto do movimento negro baiano em torno da auto estima da população negra é algo inquestionável e por isto mesmo temos que dar um destaque todo especial as entidades negras da área cultural, em particular a duas delas que tem desempenhado papel fundamental nesse processo: o Olodum e o Ilê Aiyê.

Essas entidades são dois exemplos marcantes de ação afirmativa na área da cultura e da educação em nosso estado. Seus trabalhos são hoje reconhecidos nacional e internacionalmente, atingindo em pouco mais de 40 anos milhares de crianças e jovens negros, possibilitando a maioria deles um horizonte distinto daquele que lhes estava reservado tradicionalmente – as ruas, a marginalidade e consequentemente a exclusão.

Não seria absurdo afirmar que foram trabalhos como estes que proporcionaram o aumento dessa assunção da condição de negro, na última pesquisa IBGE. Mais que isto, são ações como estas, que tem sido a mola propulsora da mobilização do movimento negro baiano nos últimos anos. Mais importante ainda foram as premissas adotas nestes trabalhos: Educar para combater o racismo. Educar para a cidadania. Educar para fortalecer a autoestima. Educar utilizando como instrumentos fundamentais para a transformação - a arte e a cultura de origem negra.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

*Zulu Araújo é diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC)

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-como-cantar-e-dancar-forro/
Além da Axé Music a Bahia também exporta arrasta pé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais