Consciência Negra: programação em Salvador tem música, palestras e oficinas

salvador
19.11.2019, 19:07:22
Atualizado: 19.11.2019, 19:29:53

Consciência Negra: programação em Salvador tem música, palestras e oficinas

Pelourinho terá atrações musicais em três largos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Capital brasileira com a maior população negra do país, Salvador celebra o Dia da Consciência Negra, nessa quarta-feira (20), com diversos eventos que buscam valorizar a cultura afro e conscientizar acerca de sua importância. Confira alguns dos eventos comemorativos do 20 de novembro:

  • A Secretaria da Cultura do Estado (Secult), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), promoverá três shows nos principais largos do Pelourinho. As apresentações fazem parte do projeto “Consciência, Viva!” que visa celebrar a música e cultura de matrizes africanas. O Largo Tereza Batista será palco para o Bloco Afro Òkánbi, que lançará o tema do Carnaval 2020, às 20h, com entrada gratuita. O Quincas Berro d’Água terá a presença de Aloísio Menezes, Negros de Fé, Gal do Beco e Thiago Carvalho, a partir das 16h, também com entrada franca. Já o Largo Pedro Archanjo contará com show de Narcizinho e os Afro, 20h, com ingressos a R$ 5.

Leia também: Liberdade e Centro Histórico terão mudanças no tráfego por conta de Caminhada pelo Dia da Consciência Negra

  • Também no Pelourinho, acontece a 11ª edição da Lavagem da Estátua de Zumbi. O evento iniciará na sede da Unegro, na Rua Frei Vicente, às 7h, terminando na estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé. Ocorrerão também apresentações teatrais, feiras e experimentos realizados por alunos de escolas públicas.
  • Já Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), fará uma transmissão ao vivo, às 19h, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para discutir o Programa de Combate ao Racismo Institucional e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A programação seguirá até dia 29, com seminários, encontro, roda de conversa, qualificações e um diagnóstico socioeconômico da população negra.
  • A CCR, concessionária do metrô de Salvador, dará continuidade ao projeto “Vem para Cá”, que traz um conjunto de atividades que relacionadas à cultura, lazer e bem-estar. No Dia da Consciência Negra haverá Desfile de Marcas Afro e Oficina de Maquiagem em Pele Negra, na Estação Rodoviária de Metrô, das 17h às 19h.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas