Copa do Mundo feminina: Brasil cai em grupo com algoz de 2015

Estreia será no dia 9 de junho, na França

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2018 às 17:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Franck Fife / AFP Photo

O sorteio para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada na França em 2019, colocou Brasil e Austrália no mesmo grupo. O evento aconteceu neste sábado (8), em Paris, capital do país que receberá o torneio.

A Seleção Brasileira caiu no Grupo C da Copa do Mundo. Além das australianas, Itália e Jamaica completam a chave. Décimo colocado no ranking da Fifa, o Brasil não foi cabeça de chave.

Em 2015, na última edição do Mundial, disputado no Canadá, o Brasil acabou eliminado pela Austrália nas oitavas de final. A partida, disputada em Moncton, acabou com o placar de 1x0 para as australianas.

Em 2019, a seleção brasileira estreia contra a Jamaica, em duelo marcado para o dia 9 de junho, em Grenoble, nos Alpes franceses. O duelo seguinte será diante da Austrália, no dia 13, em Montpellier, e a Itália, no dia 18, em Valenciennes, será o adversário do jogo que encerra a participação do Brasil na primeira fase da competição.

As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as oitavas de final, assim como as quatro melhores terceiras colocadas. O maior campeão do torneio são os Estados Unidos, com três títulos, o último em 2015. A Alemanha tem dois. Japão e Noruega têm um, cada.

A melhor colocação do Brasil foi o vice-campeonato em 2007, na China. Naquela ocasião, a equipe perdeu para a Alemanha por 2x0.

O sorteio A definição dos grupos foi realizada no La Seine Musicale, um teatro requintado na região metropolitana de Paris. Didier Deschamps, técnico que comandou a França no bicampeonato da Copa do Mundo da Rússia, e o brasileiro Kaká participaram do evento. Os dois ajudaram no sorteio das bolinhas.

As 24 seleções foram separadas em quatro potes, com seis times em cada um, baseada no ranking mundial da Fifa. Como é a anfitriã do campeonato, a França ficou no primeiro pote, na posição A1. As outras equipes foram sorteadas na ordem dos potes, nas chaves de A a F.

Vale lembrar que a Fifa impõe uma restrição geográfica no sorteio dos grupos, isto é, os times que representam a mesma confederação não podem ficar na mesma chave, exceto as equipes europeias, representantes da Uefa, pela grande quantidade de seleções (nove).

A Copa do Mundo de futebol feminino tem início no dia 7 de junho e será encerrada no dia 7 de julho. O jogo de abertura será França x Coreia do Sul, no Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain, em Paris. As semifinais e a decisão do Mundial serão disputados na cidade de Lyon, nos dias 2, 3 e 7 de julho.

Confira abaixo os grupos do Mundial Feminino de 2019:

Grupo A: França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria

Grupo B: Alemanha, China, Espanha e África do Sul

Grupo C: Austrália, Itália, Brasil e Jamaica

Grupo D: Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão

Grupo E: Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda

Grupo F: Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia.