Corra Pro Abraço arrecada doações para pessoas em situação de rua; veja como ajudar

bahia
25.03.2020, 18:22:00
Atualizado: 27.03.2020, 14:33:38

Corra Pro Abraço arrecada doações para pessoas em situação de rua; veja como ajudar

Serão disponibilizados locais fixos para entregas e também serão aceitas doações em dinheiro

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Programa Corra Pro Abraço lançou uma campanha para ajudar pessoas em situação de rua. Voluntários atuam nos territórios com alta concentração deste público e para levar itens de higiene pessoal e informação para a prevenção e combate à proliferação do coronavírus. 

“A gente atua desde 2013 num trabalho de redução de danos para as pessoas vulneráveis, como as que estão em situação de ruas. Nesse período do coronavírus, muitas das nossas atividades tiveram que ser suspensas, mas a gente não podia abandoná-los. Como dizer simplesmente ‘fique em casa’ para alguém que não tem um teto para morar?”, explica Trícia Calmon, coordenadora geral do projeto.  

O programa, que entrou em ação na segunda-feira (23), conta com equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de Psicologia, Direito e Arte-Educação, e faz parte da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). As ações acontecem nas regiões que já são acompanhadas pelo grupo: Aquidabã, Piedade, Gamboa, Pela Porco, Largo dos Mares, Gravatá, Comércio, Campo da Pólvora e Água de Meninos.

Para o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, este é um momento de unir forças contra o avanço do vírus: “É de fundamental importância que parcerias se estabeleçam entre o Estado e a sociedade civil para frear proliferação do Coronavírus. O Governo da Bahia está tomando as medidas no âmbito institucional, mas também será imprescindível a colaboração de todos e todas, para vencermos essa dura batalha. As populações em situação de rua e extrema vulnerabilidade social precisam ser uma prioridade neste momento de pandemia”, afirmou.

(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

A ação está sendo viabilizada com recursos próprios do Corra Pro Abraço, com doações de parceiros como o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia e também a partir da plataforma Bahia Voluntariado, do Programa Bahia Estado Voluntário. Os materiais que a campanha está arrecadando são: álcool gel, máscaras, luvas, sabonetes, lenços umedecidos e água mineral (caixas com copos). 

“Normalmente, a situação das pessoas em situação de rua já é tão difícil que a gente não achava que tinha como piorar. Mas o coronavírus veio e prejudicou ainda mais essa população. Muitos comércios que doavam suprimentos para eles não estão mais abertos. Não tem gente na rua para comprar as coisas que eles vendem. A situação é muito triste. Por isso que estamos promovendo essas doações”, relata Trícia.  

Serão disponibilizados locais fixos para entregas e também serão aceitas doações em dinheiro. Quem não tiver meios de levar as doações até os pontos ou puder concentrar uma arrecadação no bairro (condomínio, prédio, vila, etc), deve contactar o programa através do e-mail ou das redes sociais (Instagram, Facebook) para que seja viabilizada uma logística de transporte dos insumos.

"Além de apoiar as instituições que estão capacitadas para trabalhar com essa população, é importante que o cidadão, se possível, fique em casa. A gente sempre diz isso: 'Quer ajudar quem mora na rua? Se você tem casa, não saia'. Agora, só vai pra rua as pessoas que tem uma função pra executar que seja de extrema necessidade", lembrou Trícia.

Conta para depósito das doações em dinheiro:

●    Agência: 3457-6 | Conta Corrente: 71280-9 | Titular: Comunidade Cidadania e Vida | Banco do Brasil

Endereços para entrega de material:

●    Mouraria 53: Rua da Mouraria, n 53. Nazaré
●    Sede do Corra pro Abraço, Ladeira da Independencia, 247, Nazaré
●    Sede da ComVida: Rua Curva do Vinicius, qd 09, lote 13, Itapua. Rua ao lado esquerdo do Restaurante Caranguejo do Tchê

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais