Corregedoria pedirá demissão de servidores envolvidos na farra das diárias no Detran

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 11 de setembro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Corregedoria Geral da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai apresentar nos próximos dias parecer favorável à demissão de servidores investigados internamente por suposto envolvimento na farra das diárias do Detran. Recentemente, a equipe escalada para apurar o esquema de adição ilegal de diárias mantido por dirigentes, ocupantes de cargos comissionados e funcionários de segundo escalão do órgão concluiu os interrogatórios dos alvos de pelos menos 15 processos administrativos disciplinares instaurados pela Corregedoria. De 2016 a 2018, o pagamento do benefício aos servidores do Detran custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos, apontou um levantamento feito pela Satélite e publicado no último dia 13 agosto.

Múltipla mira A farra das diárias no órgão estadual de trânsito foi revelada pela coluna no início do mês passado. Fora a Corregedoria da Saeb, o caso também está  no radar do Ministério Público do Estado e da Polícia Federal.

Nem vem que não tem Enquanto continuar impasse sobre a posse de um terreno de 176 mil metros quadrados desapropriado para receber a futura rodoviária de Salvador em Águas Claras, a prefeitura alertou ao governo do estado que não liberará a licença para o projeto. Isso porque o governo Rui Costa (PT) decidiu judicializar a disputa em torno da área, adquirida pelo estado com rapidez inédita por R$ 60 milhões, embora o município possua 35% do terreno.

Dupla recusa Antes de optar pelo baiano Augusto Aras para chefiar a Procuradoria-Geral da República, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) cogitou dois outros nomes: o subprocurador carioca Paulo Gonet e o procurador goiano Ailton Benedito, integrantes da ala mais conservadora do Ministério Público Federal. Desistiu após receber sinais de que o Senado rejeitaria a dupla por causa do perfil linha-dura.

Trânsito livre Articuladores políticos do Planalto, então, sugeriram ao presidente que apostasse em Augusto Aras, cujas sondagens entre lideranças do Senado apontaram alta aceitação a seu nome.    

Salve geral A oposição na Assembleia Legislativa decidiu obstruir ao máximo a tramitação do projeto de lei que eleva os salários de 30 mil servidores estaduais com remuneração básica inferior ao salário mínimo. A bancada só desmobilizará a tropa se for acatada a emenda que garante reposição salarial para toda a categoria em 13,51%, percentual referente ao acumulado da inflação desde 2016, quando o governo da Bahia suspendeu reajustes anuais dos servidores.

Casa cheia Dos 25 maiores hotéis da capital, o Intercity, na região da Tancredo Neves, obteve o melhor desempenho na baixa temporada, com ocupação média de 77% de abril a agosto. Abaixo, vêm o Mercure do Rio Vermelho (70%) e o Sotero (69%), também na Tancredo Neves.       Nada que traga dúvida a respeito da garantia dos pilares democráticos terá meu apoio. Se ele disse isso, condeno. A democracia está acima de tudo, de qualquer governo ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ao comentar a postagem em que o vereador carioca Carlos Bolsonaro diz que, por vias democráticas, ‘não haverá as mudanças rápidas desejadas no país’.  

Jairo Costa Júnior traz diariamente todos os bastidores da política baiana