CORREIO lança prêmio para produtos jornalísticos inovadores

Premiação é destinada a estudantes de todas as áreas do conhecimento

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  • Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2019 às 14:51

- Atualizado há um ano

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O CORREIO promove o Prêmio Correio de Futuro, que busca contribuir para formação de estudantes. Os ganhadores vão ter a oportunidade de desenvolver seu projeto contando com a mentoria de profissionais de diversas áreas do CORREIO.  A equipe vencedora também ganhará R$ 10 mil em prêmios.

O concurso é destinado a estudantes de Ensino Superior de qualquer área. A única exigência é que estejam matriculados e apresentem o certificado de matrícula.

Anualmente, o CORREIO seleciona estudantes de Jornalismo para aprimorar a formação no programa Correio de Futuro. A editora-chefe do jornal, Linda Bezerra, explica o prêmio: “O CORREIO é um jornal inovador, e os desafios da profissão são enormes. As redações, hoje, agregam outros entes, com outras formações. Por isso, abrimos para diferentes áreas”. 

Projeto Para concorrer, é preciso sugerir um projeto e fazer parte de uma equipe com três a quatro integrantes. Os membros da equipe podem ser do mesmo curso, mas a recomendação é de que o time tenha integrantes de diferentes áreas de conhecimento. Além dos estudantes, a equipe precisa ter um professor orientador já previamente contatado. Cada equipe pode apresentar mais de uma ideia, mas cada projeto deve ser inscrito em formulários diferentes.

As inscrições acontecem até o dia 25 de agosto, em um formulário online disponível no site do projeto. Para participar, é preciso apresentar um projeto de caráter inovador, que tenha a capacidade de resolver um problema real das redações e que possa ser executado em três meses. 

Os projetos precisam ser digitais e devem ter uma proposta clara de inovação em qualquer área do jornalismo – seja na produção, edição ou apresentação do conteúdo. Prever o uso da plataforma impressa pode ser um diferencial, mas não é obrigatório. Se não houver um desdobramento impresso, o projeto pode ser adaptado para publicação nas páginas do jornal. "O prêmio tem como objetivo dar oportunidade para que jovens criativos possam apresentar, aprimorar e desenvolver, no Correio, ideias e projetos inovadores que aliem o jornalismo à tecnologia e ao design. Temos certeza de que nas universidades baianas há muitos embriões de novos Nexos, Jotas e Serenatas de Amor", afirmou o editor de inovação do CORREIO e curador do projeto, Juan Torres, referindo-se aos palestrantes do seminário (veja abaixo). As propostas podem ser divididas em três categorias: tecnologia e apuração/investigação; tecnologia e redação; e tecnologia e engajamento. No primeiro caso, estão incluídas soluções que contribuam para uma apuração melhor ou mais ágil ou que ajude a redação a encontrar (ou receber alertas) de pautas antes impossível de serem detectadas. 

A segunda categoria diz respeito a soluções que promovem mais agilidade, eficiência ou qualidade na redação de notícias, enquanto a terceira inclui soluções para um melhor engajamento do leitor com o conteúdo do CORREIO. 

Correio 40 anos O projeto Correio 40 Anos tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional Prefeitura de Salvador, e apoio de Vinci Airports, Senai, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae e Santa Casa da Bahia.