CoStore traz nova experiência de consumo e negócios

25 marcas de moda, acessórios, objetos de decoração e três grandes restaurantes compõem o espaço

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 01:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: MARCELO NEGROMONTE/CASACOR

Moda sustentável, acessórios femininos e masculinos, objetos de decoração e gastronomia de alta qualidade. Com assinatura de José Marcelino, o espaço CoStore é uma das grandes novidades da edição 2018 da CASACOR Bahia, que ocupa a Chácara Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. Além da variedade de artigos de artesãos, artistas e empreendedores locais, a CoStore tem o objetivo de ser um ponto de encontro com a possibilidade de, ao fim da tarde, acompanhar o pôr do sol mais lindo da cidade. Para isso, o acesso a este espaço é independente da mostra, assim o público pode curtir o momento de entretenimento sem ter a obrigação de visitar os espaços decorados.

Com curadoria da Elementuá, a loja colaborativa que tem 90m2, funciona nos mesmos moldes da loja original situada no Rio Vermelho. Na CASACOR, ela abriga trabalhos de 25 marcas e já é um diferencial nesta edição do evento. Geisa Bacellar, gerente executiva da loja colaborativa, afirma que o objetivo do espaço é mostrar uma nova forma de compartilhamento de espaços e economia colaborativa, que já é amplamente aplicada na cidade, mas ainda é desconhecida por uma grande parcela da população.

“Queremos mostrar para o público da CASACOR o nosso propósito de ser um negócio justo, sustentável e que valoriza o pequeno empreendedor e a produção local. Através dessa aproximação, temos a oportunidade de valorizar a produção da nossa cidade e dar visibilidade a empreendedores super talentosos e, muitas vezes, ainda desconhecidos”, ressalta.

Perceber o espaço privilegiado que a CASACOR dá à economia colaborativa é muito importante, pois tira essa atividade do contexto do “alternativo”, o que faz com que o público entenda a importância real desta atividade, que, inclusive representa uma solução criativa para que empreendedores em tempos de crise. Na CASACOR, o espaço abriga trabalhos de 25 marcas “A economia colaborativa é uma nova forma de se relacionar, através da qual o acesso se sobrepõe à propriedade. No caso da loja colaborativa, o parceiro, para ter acesso a um espaço físico bonito, bem localizado e com atendimento de qualidade, não precisa ter necessariamente uma loja própria. Nós promovemos o acesso a uma loja física completa, de alto nível, com toda a estrutura sem a necessidade de altos investimentos por parte das marcas integrantes. É uma inovação também em termos de arquitetura, porque propõe um espaço vivo, aberto a mudanças, uma vez que se transforma a cada marca nova que chega”, enfatiza Geisa. 

Para ela, a proposta de poder montar uma loja colaborativa em um evento tão grande e conhecido é algo absolutamente maravilhoso. “Temos hoje a oportunidade de levar ao público da CASACOR nosso propósito de um comércio justo e sustentável e parte dos nossos parceiros, fazendo com que marcas de pequenos empreendedores alcancem uma visibilidade de alto nível”, destaca. 

O que também tem deixado os empreendedores satisfeitos é o local onde a loja está instalada! É um casarão antigo muito charmoso, que tem semelhança com a casa onde a Elementuá funciona no Rio Vermelho, uma antiga casa de pescador. “Este processo de ocupação dos espaços históricos com uma utilização racional e que valoriza as características estruturais do imóvel é algo que nos encanta. É o novo convivendo em harmonia com o antigo”, conta.

O público, por sua vez, tem elogiado a qualidade dos produtos, feitos na cidade e com preços justos, e acaba se encantando com o projeto. Isto mostra que artistas e artesãos que empreendem de forma colaborativa estão no caminho certo e alcançando o objetivo no evento.

Veja quem faz a CoStore acontecer: 1- Leila Daltro Acessórios 2- Talheres bordados 3- Kazza.9 4- Bnachii 5- Atitocou 6- Acqua Aroma Paralela 7- Hilda Salomão 8- Silvia Lopes 9- Carola Hoisel 10- Mallua 11- Catatabua 12- Kf pratas 13- Jean Louiss - Soul Art 14- Amô Jardinaria 15- Canek 16- Miumai Brasil 17- Torta Delírio 18- Silvana Grappi 19- Fabiana Cavalcanti 20- Boah 21- Lojas Gaya 22- Bijutrix 23- Cantuai 24- Ateliê 2 25- Tempt

Gastronomia compartilhada Bem ao lado da loja colaborativa, está o restaurante da CASACOR, espaço assinado por Frederico Jordan. Ali o público que visitar a Chácara Baluarte, até o dia 11 de novembro, terá a oportunidade de experimentar as delícias dos restaurantes Poró, La Taperia e Carvão. A proposta é que ao longo das seis semanas de realização do evento as três marcas apresentem o que há de melhor em seus cardápios. Para tanto, a cada duas semanas, um deles assume o restaurante. Desta forma, os participantes também poderão vivenciar na prática esta grande experiência de compartilhamento trazida pela franquia da mostra de decoração. O Restaurante Arauco, assinado por Frederico Jordan SERVIÇO: O quê: CASACOR Bahia 2018 Quando: Até 11 de novembro Onde: Ladeira do Baluarte, 18 - Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo Horário de funcionamento: de terça a domingo das 16h às 21h Ingressos: R$ 40 (inteira) /  Meia só para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE. Cartões só de débito.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.