CPF na nota? Gesto ajuda a comprar remédios para pacientes SUS

É possível ajudar instituições filantrópicas de forma gratuita e com um simples cadastro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2020 às 15:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

É possível ajudar pacientes internados com um gesto muito simples: fazer um cadastro gratuito e informar o CPF na hora que fizer suas compras. É que programas como o Nota Premiada Bahia ajudam instituições habilitadas inclusive na compra de medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso tem ocorrido com instituições que viram suas despesas saltarem com a chegada da pandemia do novo coronavírus. É o caso da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que tem usado o dinheiro recebido via Nota Premiada Bahia para compra de materiais e medicamentos usados no tratamento de pacientes SUS. Nessas unidades, cerca de 70% dos atendimentos são pelo SUS.

Para contribuir é muito simples. O cidadão só precisa se cadastrar no site do Nota Premiada Bahia e, ao preencher os dados, escolher sua instituição filantrópica de preferência. Depois, quando fizer compras de qualquer tipo (supermercados, salões de beleza, academias, etc) basta pedir para incluir o CPF na nota fiscal.

“Toda ajuda é muito bem-vinda, principalmente neste momento em que os hospitais estão lotados por causa da pandemia do novo coronavírus. Cada centavo tem sido importante e muito bem aplicado”, afirma o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece.

Além de ajudar os pacientes SUS, a pessoa que se cadastrar concorre a prêmios mensais em dinheiro. Cada mês são sorteados, pela Loteria Federal da Caixa Econômica, 91 prêmios para os consumidores cadastrados, sendo um de R$ 100 mil e outros 90 no valor de R$ 10 mil cada.

Para concorrer aos prêmios individuais, o contribuinte deve escolher até duas instituições, uma da área de saúde e outra da área social, com as quais compartilhará todas as notas fiscais eletrônicas cadastradas no site da campanha.