Cratera se aproxima de prédios em condomínio residencial em Boca da Mata

Moradores temem ter que deixar suas casas; Defesa Civil fez vistoria e pediu que lona seja colocada, já que ainda há risco de deslizamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2020 às 14:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O calor não engana. Mesmo que o sol venha brilhado nos últimos dias, a previsão até o final da semana é de chuva em Salvador e, não por acaso, moradores de um condomínio em Boca da Mata estão apreensivos. Bem de frente a um dos blocos do Condomínio Residencial Potal do Vale, uma cratera se abriu e, com as chuvas recentes, a situação ficou ainda mais complicada. O temor dos moradores é que o buraco acae obrigando os moradores a deixar suas casas."Estamos todos com medo, pois o buraco não para de crescer e está muito próximo a um dos prédios, o bloco 6. Fora que ele fica ao lado de uma calçada que é o único acesso a três edifícios do condomínio. Se nenhuma providência for tomada, vai chegar a hora em que todos os moradores vão precisar sair das casas", explica a moradora Sandra Lis Petrovich, 42 anos, auxiliar administrativo.A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já esteve mais de uma vez no local, onde o deslizamento de terra atinge um local em avançado processo de erosão do solo. Nesta quarta-feira (27), o órgão uma vistoria e solicitou que equipes da Limpurb voltem a instalar uma lona no local, já que a primeira foi levada justamente pela chuva. A vistoria anterior havia sido feita no dia 14 de maio. 

"De acordo com o laudo da vistoria, realizada no dia 14 de maio, a cratera não danificou a estrutura dos imóveis, contudo há risco de novos deslizamentos. A Codesal solicitou a colocação de lona, como ação emergencial, e encaminhou as demais demandas tais como: avaliação no sistema de drenagem e estabilização da encosta, para os órgãos competentes", disse a Codesal, em nota à imprensa nesta quarta-feira. Segundo moradores, cratera tem aumentado com a chuva; eles se revezam monitorando (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Para os moradores, no entanto, é preciso tomar uma providência mais rápida. O sindico do prédio, Claudio Sena, disse que os moradores têm feito revezamento à noite para monitorar a cratera. "Esse buraco existe há um bom tempo, mas nestse ano, com as chuvas, aumentou muito e já está a 8 metros de um dos prédios. Em março, a distância era de 14 metros. A cada dia, a cada chuva, a cratera fica maior. Sua existência se deu por conta do desvio das águas pluviais, toda água da redondeza foi deslocada para cair no barranco. Daí o seu surgimento", explica o síndico.

Claudio disse que pretende instalar uma sirene que seja acionada quando o buraco ceder. "A gente fica em uma situação de impotência e incredulidade", queixou-se a turismóloga Suely Fernandes, 53, moradora do conjunto. "São vidas de trabalhadores que passaram 20 anos pagando por este imóvel e merecemos viver com segurança, tranquilidade e dignidade", completou Suely. Cratera se abriu em local com avançado processo de erosão do solo, explica a Codesal (Foto: Arisson Marinh/CORREIO) Ocorrências A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 49 solicitações até às 17h desta quarta-feira (27/05). Foram um alagamento de imóvel, 25 ameaças de desabamento, seis ameças de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, duas árvores caídas, uma avaliação de imóvel alagado, seis deslizamentos de terra e três infiltrações. A Codesal, órgão que integra a categoria de serviços fundamentais do município, atende normalmente a população pelo telefone gratuito 199. O órgão alerta para a importância de que todos fiquem em suas casas e evitem aglomerações, já que é a única forma de conter a pandemia de coronavírus.

Para esta quinta-feira (28), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia - e há risco para alagamentose deslizamentos de terra pontuais. Na sexta-feira (29), a previsão é a mesma.

*Com supervisão da subeditora Clarissa Pacheco