Crefisa e Embasa lideram número de denúncias formais em Salvador

Ranking completo foi divulgado nesta sexta-feira (13)

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  • Da Redação

Publicado em 13 de março de 2020 às 14:54

- Atualizado há um ano

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Um ranking das empresas com maior número de denúncias formais por parte dos soteropolitanos, no Cadastro de Reclamação Fundamentada da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), foi divulgado nesta sexta-feira (13).

A lista amplia as negociações com estabelecimentos mal avaliados e tem como objetivo beneficiar as relações das empresas com consumidores. O material é divulgado anualmente na semana do Dia Internacional de Defesa do Consumidor, festejado em 15 de março.

A lista de reclamações feitas em Salvador é liderada pelo Crefisa, empresa de crédito, financiamento e investimento, com 12 queixas diversas, como problemas no cálculo de prestação/taxa de juros e cobrança indevida.

Em segundo lugar está a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), com 11 reclamações formais. As principais queixas são de vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio), cobrança indevida/abusiva e serviço não concluído.

O Hipercard ocupa a terceira posição, com 9. As queixas mais frequentes são de falhas bancárias em transações eletrônicas, como transferências indevidas, saques indevidos.

A quarta empresa mais denunciada é o Banco BMG, que deixou 8 consumidores insatisfeitos. As queixas mais recorrentes são as de cálculo de prestação/taxa de juros, cobrança indevida e cálculo de antecipação de prestação. 

No número 5 do ranking está o Cartões Itaú, com 7 queixas. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) recebeu o mesmo número de reclamações, por cobrança indevida/abusiva: não fornecimento de documentos (escolares, recibo, nota, fiscal, vaucher, etc.) e dano material/pessoal decorrente do serviço. Também com 7 queixas, está a empresa Dacasa.

A lista conta ainda com o Banco Santander, com seis reclamações, e o Bradesco Cartões, com cinco, mesmo número da Caixa Econõmica Federal, Agibank e a Oi.

LG, Banco Pan, Riachuello, Magazine Luiza, Motorola e Ricardo Eletroacumulam quatro denúncias cada, seguidos por Área Sul Bahia, Banco Losango e Consul, com três. A lista completa pode ser conferida aqui.

Por meio de nota, a Embasa informou que "Com relação ao Cadastro de Reclamação Fundamentada 2019, divulgado hoje (13) pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), a Embasa destaca que o número de reclamações registradas pelo órgão no ano passado (11 reclamações) é, proporcionalmente, bastante reduzido em relação à quantidade de clientes da Embasa no município (cerca de 1,2 milhão de imóveis atendidos)";

Acrescentou ainda que "todas as demandas registradas no relatório da Codecon foram devidamente analisadas pela Embasa, sendo atendidas quando consideradas pertinentes. Esse resultado reflete o esforço da Embasa em se aproximar das instâncias de defesa do consumidor, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais sua relação com os clientes. A empresa observa, ainda, que a grande maioria das demandas pode ser resolvida diretamente entre o cliente e a Embasa. Para isso, o cliente pode utilizar os canais de atendimento: 0800 0555 195, Agência Virtual (no site www.embasa.ba.gov.br".