Curso gratuito ajuda profissionais de saúde a otimizar uso do 'kit intubação'

salvador
06.05.2021, 15:34:00
Atualizado: 06.05.2021, 15:37:08
(Shutterstock)

Curso gratuito ajuda profissionais de saúde a otimizar uso do 'kit intubação'

Iniciativa é oferecida por startup baiana; são três aulas de 60 minutos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um curso para apoiar médicos e outros profissionais de saúde oferece orientações práticas essenciais para quem está na linha de frente contra a covid-19. Com carga horária de 3h, o curso promete conteúdo técnico e prático para quem precisa usar o "kit intubação" nos hospitais.

O tema é relevante no momento crítico de pandemia que o Brasil vive. Segundo pesquisa da BBC News Brasil divulgada em março, 80% dos intubados por covid-19 no país em 2020 acabaram morrendo, um índice que é acima da média mundial. O assunto chegou a ser tratado na CPI da Covid nesta quinta-feira (6), durante perguntas ao ministro Marcelo Queiroga. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) lembrou que médicos sem experiência em intensivismo estão atuando na linha de frente, sugerindo uma capacitação específica desses profissionais.

Interessados podem se inscrever gratuitamente no curso “Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes com COVID19” pelo site. A carga horária é de 3 aulas de 60 minutos cada.

O pneumologista Felipe Marques, especialista em Terapia Intensiva pela USP, é quem comanda o projeto. Uma equipe multidisciplinar participa. “São cerca de 7 mil médicos intensivistas no Brasil e, com os novos leitos, a demanda real durante a pandemia seria de 26 mil profissionais”, destaca o pneumologista, que também é professor da Sanar, startup que lidera a iniciativa.

O treinamento busca incentivar o uso racional dos medicamnetos, através de boas práticas que ajudam a reduzir o risco da falta de sedação adequada nos pacientes. uzir o risco de falta de sedação adequada para pacientes da forma grave da Covid-19. “Essa foi a forma que encontramos para apoiar nossos colegas médicos e demais profissionais de saúde. Um conteúdo assertivo e voltado para casos práticos; nossa ideia é contribuir com quem pode salvar vidas, já que cada vida é muito importante”, acrescenta Marques.

Serviço
Curso Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes com COVID19

Inscrições Gratuitas 
Pelo site http://sanar.link/curso-kitintubacao

Carga horária
3h, três aulas de 60 minutos

Conteúdo
Reconhecimento da insuficiência respiratória e drogas utilizadas na intubação orotraqueal; Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes intubados; Desmame adequado de sedação, analgesia e BNM.

Especialistas
Felipe Marques da Costa, médico pneumologista e moderador do curso
José Victor Gomes Costa, médico emergencista
Heleno de Paiva Oliveira, médico anestesiologista 
José Victor Gomes Costa, médico intensivista
Juliana Ribeiro de Sousa, fisioterapeuta especialista em emergência
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas