Curso gratuito ajuda profissionais de saúde a otimizar uso do 'kit intubação'

Iniciativa é oferecida por startup baiana; são três aulas de 60 minutos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2021 às 15:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Um curso para apoiar médicos e outros profissionais de saúde oferece orientações práticas essenciais para quem está na linha de frente contra a covid-19. Com carga horária de 3h, o curso promete conteúdo técnico e prático para quem precisa usar o "kit intubação" nos hospitais.

O tema é relevante no momento crítico de pandemia que o Brasil vive. Segundo pesquisa da BBC News Brasil divulgada em março, 80% dos intubados por covid-19 no país em 2020 acabaram morrendo, um índice que é acima da média mundial. O assunto chegou a ser tratado na CPI da Covid nesta quinta-feira (6), durante perguntas ao ministro Marcelo Queiroga. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) lembrou que médicos sem experiência em intensivismo estão atuando na linha de frente, sugerindo uma capacitação específica desses profissionais.

Interessados podem se inscrever gratuitamente no curso “Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes com COVID19” pelo site. A carga horária é de 3 aulas de 60 minutos cada.

O pneumologista Felipe Marques, especialista em Terapia Intensiva pela USP, é quem comanda o projeto. Uma equipe multidisciplinar participa. “São cerca de 7 mil médicos intensivistas no Brasil e, com os novos leitos, a demanda real durante a pandemia seria de 26 mil profissionais”, destaca o pneumologista, que também é professor da Sanar, startup que lidera a iniciativa.

O treinamento busca incentivar o uso racional dos medicamnetos, através de boas práticas que ajudam a reduzir o risco da falta de sedação adequada nos pacientes. uzir o risco de falta de sedação adequada para pacientes da forma grave da Covid-19. “Essa foi a forma que encontramos para apoiar nossos colegas médicos e demais profissionais de saúde. Um conteúdo assertivo e voltado para casos práticos; nossa ideia é contribuir com quem pode salvar vidas, já que cada vida é muito importante”, acrescenta Marques.

Serviço Curso Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes com COVID19

Inscrições Gratuitas  Pelo site http://sanar.link/curso-kitintubacao

Carga horária 3h, três aulas de 60 minutos

Conteúdo Reconhecimento da insuficiência respiratória e drogas utilizadas na intubação orotraqueal; Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes intubados; Desmame adequado de sedação, analgesia e BNM.

Especialistas Felipe Marques da Costa, médico pneumologista e moderador do curso José Victor Gomes Costa, médico emergencista Heleno de Paiva Oliveira, médico anestesiologista  José Victor Gomes Costa, médico intensivista Juliana Ribeiro de Sousa, fisioterapeuta especialista em emergência