Datafolha: Para 47%, Bolsonaro não tem culpa por 100 mil mortes por covid-19

coronavírus
15.08.2020, 10:48:27
Atualizado: 15.08.2020, 10:54:41
(Carolina Antunes/PR)

Datafolha: Para 47%, Bolsonaro não tem culpa por 100 mil mortes por covid-19

Pesquisa aponta que brasileiros estão divididos sobre a responsabilidade do presidente

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha aponta que os brasileiros estão divididos sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro sobre a marca de 100 mil mortos por coronavírus. Segundo a pesquisa, 47% dizem acreditar que o presidente não tem culpa nenhuma pelos óbitos. 

Os que acham que Bolsonaro tem responsabilidade somam 52% —são 11% os que o veem como principal culpado e 41% os que dizem que ele é um dos culpados, mas não o principal.

A pesquisa foi feita por telefone com 2.065 brasileiros adultos que têm celular, nos dias 11 e 12 de agosto. A marca de 100 mil mortos foi atingida no dia 8 de agosto. 

O percentual dos que não atribuem ao presidente responsabilidade pelas mortes é maior entre aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom (80%) e entre os que votaram nele no segundo turno das eleições (64%). De forma inversa, entre os que consideram o atual governo ruim ou péssimo, 86% creem na responsabilidade parcial ou total do governante pelos óbitos.

A pesquisa também apontou que o presidente tem a melhor avaliação do seu governo desde o início do mandato.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas