De feirante a milionário: conheça o empresário que construiu um império na Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Considerado um dos maiores empresários da Bahia, Teobaldo Costa acaba de investir 60 milhões de reais na abertura da nova loja do grupo Atakarejo. Localizada em Camaçari, o empreendimento foi inaugurado anteontem em uma área de cerca de 7 mil metros quadrados. Teobaldo Costa (Foto: Divulgação) O empresário vem de origem humilde - nasceu no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, e viveu um bom tempo em Alagoinhas, no interior do estado, onde iniciou a carreira no comércio ainda menino. "Comecei o trabalho muito cedo, vendendo fruta e verdura na feira e quando não tinha o que vender carregava compras na porta do supermercado para não ficar parado. Fui ajudante de mecânico, ajudante de serralheiro, ajudante de padeiro, ajudante de camelô, cobrador de Kombi, cobrador de ônibus, gandula no estádio Carneirão e ainda vendia laranja nas arquibancadas do estádio antes dos jogos para ganhar mais um dinheirinho. Aos 12 anos viajei sozinho para Queimadas e Juazeiro com 50 sacos de laranja para vender na feira", relembra.

O desejo de empreender o fez cursar e se formar em economia na Universidade Católica do Salvador e, já em 1978, Teobaldo montou uma barraca de frutas e verduras, logo ampliada para mercearia, padaria, supermercado, atacado, que viria a ser o primeiro Atakarejo, em 1994. "Hoje já são 13 lojas com essa unidade de Camaçari. Em abril iremos inaugurar a loja de Feira de Santana e teremos mais de 4 mil funcionários com carteira assinada", nos disse,ontem, Teobaldo, durante entrevista exclusiva. 

Ele nunca desviou do seu objetivo. Sempre soube o que queria ser e com trabalho cavou seu próprio destino. O segredo do sucesso? "Acreditem que é possível chegar lá com muito trabalho, determinação, estudo, conhecimento do que vai empreender, coragem, respeito ao próximo e legalidade", sentencia o empresário.

Vik Muniz aluga casa em Salvador projetada por Márcio Kogan O artista plástico Vik Muniz, que se apaixonou por Salvador em janeiro do ano passado, quando alugou um apartamento e passou férias por aqui, está novamente circulando pela cidade. Dessa vez, além de conferir as novidades, também está aproveitando para iniciar os preparativos da reforma que fará em uma casa que comprou no Santo Antônio Além do Carmo.

Neste temporada baiana, Vik, que mora entre o Rio e Nova York, não quis saber de ficar em hotel - alugou uma das casas mais bonitas da capital baiana. O imóvel foi projetado pelo arquiteto Márcio Kogan e está situado em um condomínio, em Ondina. Vik Muniz (Foto: Reprodução/Redes sociais) Ora, pois! O neurologista Ivar Brandi, diretor do hospital Sarah Salvador, seguiu ontem para Lisboa a convite da Câmara Municipal de Lisboa. Por lá, irá apresentar uma conferência na Jornada Internacional Olhares Diversos para Inclusão. "Falarei para professores portugueses e espanhóis sobre os  fundamentos da neurociência, a aplicação dos princípios neurais da aprendizagem em sala de aula", nos disse o médico.  Ivar Brandi (Foto: Divulgação) Espigão A Civil e a Barcino Esteve iniciaram, na sexta-feira, a pré-venda do Lucce Graça. Trata-se do novo empreendimento que as duas empresas irão erguer no bairro da Graça. O Lucce será um três quartos 100% sustentável e com design contemporâneo. 

Expansão O Seven Wonders Café e Bistrô acaba de abrir a segunda unidade na capital pernambucana. A partir de agora, além da presença na Livraria Cultura do RioMar Shopping, a empresa dirigida pelo baiano Márcio Cardoso, estará também nas dependências do Mundo Pet, em Boa Viagem.

Com a inauguração, o Seven alcança 13 unidades no Brasil, contemplando Salvador e Recife.

Agito A OR promove coquetel, na próxima quinta-feira, para celebrar o sucesso de vendas do Monvert, que será erguido no Horto Florestal. No mês de dezembro, o residencial teve todas as suas 140 unidades vendidas antes mesmo do seu lançamento oficial. A festa, apenas para convidados, será no Solar Cunha Guedes, no Corredor da Vitória.