De graça: 6 mil máscaras serão distribuídas por dia na Estação da Lapa

coronavírus
07.12.2020, 19:49:42
Atualizado: 07.12.2020, 20:08:01

De graça: 6 mil máscaras serão distribuídas por dia na Estação da Lapa

Iniciativa da Semob pode ajudar a conter segunda onda de contaminação da covid-19

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A partir desta terça-feira (8), seis mil máscaras serão distribuídas diariamente para passageiros e transeuntes na Estação da Lapa. Segundo a prefeitura de Salvador, retorno da medida, comandada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reforça outras ações já adotadas pela gestão municipal nesses nove meses de pandemia, com intuito de frear o avanço do novo coronavírus em Salvador.

“Com o aumento de casos da Covid-19 na cidade, percebemos a necessidade de voltar com essa iniciativa. Haverá uma equipe com nove pessoas ajudando no monitoramento e fazendo abordagem para conscientizar aqueles que estiverem sem máscara ou fazendo uso incorreto do equipamento de proteção individual”, explica o titular da Semob, Fábio Mota.

As máscaras de proteção são essenciais para reduzir os riscos de contato com partículas contaminadas e liberadas durante a fala, tosse ou espirro. Por isso, usar o item ao sair de casa é uma das ações mais eficazes para evitar o contágio e proliferação da doença, que já registra uma segunda onda de contaminação em massa na cidade e no interior do estado.  

Câmeras
Na Estação da Lapa, a Semob também coordena um sistema de tecnologia com nove câmeras de temperatura. Mais de 15 milhões de pessoas já foram monitoradas pelos equipamentos entre 8 de julho - data em que os dispositivos foram instalados - até 26 de novembro.

Cerca de 1 milhão de usuários foram flagrados utilizando máscara de proteção de forma irregular ou sem usá-la no rosto. Ainda do total de pessoas monitoradas, 45 apresentaram temperatura corporal alta, ou seja, acima de 37,5ºC, e foram encaminhadas para realização de teste de detecção do novo coronavírus, sendo que 31 pessoas foram diagnosticadas com a doença. As informações são da Secom Salvador.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas