De mãos abertas no “toma lá dá cá”

satélite
19.02.2020, 05:00:00
Atualizado: 19.02.2020, 09:39:30

De mãos abertas no “toma lá dá cá”


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Parlamentares da base aliada e da oposição na Assembleia Legislativa atribuíram ao “toma lá dá cá” a aprovação do requerimento de urgência  para o projeto de lei que libera o governo do estado a contrair empréstimo de R$ 250 milhões junto ao Banco do Brasil, votado ontem pela Casa. Às vésperas de submeter o pedido novamente ao plenário da Assembleia, o governador Rui Costa (PT) autorizou a entrega de 34 ambulâncias, 30 viaturas policiais e 24 ônibus escolares destinados a redutos eleitorais de integrantes da bancada governista. Segundo apurou a Satélite, os 88 veículos fizeram parte da barganha para que deputados da base comparecessem à sessão e evitassem outra queda da votação por baixo quórum.

Fila de presente - Na quarta passada, os oposicionistas conseguiram derrubar a análise da urgência para o empréstimo, devido à presença de apenas 31 deputados, um a menos que o necessário. Ontem, a bancada governista colocou cerca de 40 parlamentares em plenário e garantiu a vitória.

Das duas, uma!
O governador Rui Costa tem até a Quarta-Feira de Cinzas para definir quem será o futuro chefe do Ministério Público do Estado (MP) entre os eleitos para a lista tríplice formada pelos mais votados na disputa em torno do cargo de procurador-geral de Justiça da Bahia. Pela lei, o prazo para a decisão do governador expira no próximo dia 26. Caso não escolha o nome no tempo hábil, o primeiro colocado, o promotor Pedro Maia, assumirá automaticamente o comando do MP. Além dele, estão no páreo os promotores Alexandre Cruz e Norma Cavalcanti, respectivamente, segundo e terceiro na eleição realizada no último dia 7.

Sinais de fumaça
Investigadores da Operação Faroeste  revelaram a existência de negociações iniciais que podem resultar em nova delação premiada sobre o suposto esquema de grilagem e venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). De acordo com fontes ouvidas pela coluna, a defesa de um alvo da Faroeste sinalizou o desejo do cliente na delação, em troca de benefícios judiciais. Conforme noticiado na edição de 30 de janeiro, o Ministério Público Federal já fechou acordo de colaboração com um dos acusados por participar do esquema.

Fora da pauta
Em outro episódio sob a mira da operação, a Quarta Câmara Cível do TJ adiou ontem o julgamento do processo de reintegração de posse movido pelo Grupo Vinci contra a Addey Táxi Aéreo. A ação consta na lista de casos suspeitos de favorecimento pela venda de sentenças na Corte. O adiamento ocorreu no mesmo dia em que o Conselho Nacional de Justiça abriu processo administrativo disciplinar contra a desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel, investigada pela Faroeste, e impor à magistrada mais uma ordem de afastamento.

Pá de cal
Documentos recém-descobertos podem revirar pelo avesso a apuração sobre a morte do miliciano Adriano da Nóbrega. No centro da confusão, está um perito que atestou a versão da PM baiana.

"Infelizmente ,sete a cada dez pessoas  acreditam em notícias falsas disseminadas nas redes  ou aplicativos de mensagens sobre vacinas e deixam de se imunizar ou de imunizar seus filhos" - Lídice da Mata, deputada federal pelo PSB da Bahia e relatora da CPMI das Fake News, ao comentar o estudo apresentado ontem à comissão pelo pesquisador Ricardo Machado, da  Sociedade Brasileira de Imunizações

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais