De volta ao Bahia, Enderson cita desafio por acesso: 'Buscar um novo caminho'

Treinador chega com missão de levar clube para a Série A

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2022 às 22:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Queiroz/EC Bahia

O segundo ciclo de Enderson Moreira no Bahia começou nesta segunda-feira (27). Escolhido como substituto de Guto Ferreira, demitido na madrugada de domingo, após a derrota para o Novorizontino, por 1x0, na Fonte Nova, o novo treinador desembarcou na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, e seguiu para a vizinha Itajaí, onde o elenco se prepara para enfrentar o Brusque na terça, às 19h, pela 15ª rodada da Série B.

Poucas horas depois de ter o contato inicial com os jogadores, o treinador concedeu a primeira entrevista. No seu retorno ao clube após três anos, Enderson citou o desafio de conduzir o Esquadrão de volta à Série A. 

“Acho que na primeira passagem tivemos momentos bons e momentos que não foram tão bons. Eu lembro bem que no Campeonato Brasileiro estávamos na 18ª posição, tínhamos um desafio de resgatar o clube na Série A, conseguimos esse objetivo [terminou em 11º]. Em 2019 foi um início de muitos jogos e pouco tempo de preparação, algo normal do futebol brasileiro. A expectativa é fazer um trabalho melhor, que a gente possa entregar além dos resultados, uma performance maior”, comparou.

“O desafio é enorme, um clube gigante, que de alguma forma teve esse descenso. Às vezes é uma oportunidade de mudar o rumo e eu estou aqui, com a minha comissão técnica, em prol de buscar esse caminho para que o clube possa fazer uma grande competição, possa retornar à Série A. É um clube que se consolidou no cenário nacional e queremos que o Bahia possa retornar, e retornar bem”, completou.

Enderson voltará a trabalhar com o diretor de futebol Eduardo Freeland, com quem conquistou o título da Série B pelo Botafogo no ano passado. Assim como agora, o técnico assumiu o alvinegro no meio da competição. Questionado sobre o peso que Freeland teve para o seu retorno ao time baiano, Enderson Moreira destacou a sintonia de pensamento entre os dois.

“Eu tive o prazer de conhecer o Freeland ano passado, acho que a gente tem uma coincidência grande de ideias. Isso é importante, pois acaba encurtando o caminho e favorece muito para que a gente possa buscar o principal objetivo, que é o retorno à Série A”, analisou. 

Apesar de ter comandado o treino nesta segunda-feira e definido a equipe que vai começar a partida contra o Brusque, Enderson não estará na beira do campo. O treinador não foi regularizado e só deve estrear na partida contra o Grêmio, domingo (3), na Fonte Nova. 

Confira outros pontos abordados por Enderson Moreira: 

Trabalho com Marco Antônio  Marco Antônio foi um jogador importante no Botafogo, amadureceu muito nas questões de inteligência de jogo, de capacidade de fazer em cada situação. Teve uma participação efetiva jogando pelos lado esquerdo e direito e também centralizado como meia. É um jogador que pode fazer as três funções com qualidade. 

Mudança de esquema tático Temos como melhorar tudo numa equipe. Tenho o maior respeito pelo Guto [Ferreira], não é a primeira vez que o substituo, e ele também já me substituiu. Eu sei que onde o Guto passa tem um trabalho desenvolvido, tem coisas parecidas, coisas diferentes, e é tentar fazer a equipe crescer de uma maneira geral nos aspectos ofensivo e defensivo. É importante dar poucos espaços para os adversários. E em casa, contra equipes que jogam com linhas mais baixas, saber romper essas linhas. 

Conhecimento do elenco Já vi alguns jogos, conheço alguns atletas, enfrentei vários deles. Vejo que é um elenco com grande potencial e nosso objetivo é tirar o máximo para que eles possam responder cada vez mais. 

Relação com o torcedor  Acho que é normal isso [cobranças], não foi diferente no Botafogo, nem na minha outra passagem aqui. Só podemos conquistar o torcedor com bons resultados e boas atuações. Quando a gente consegue representar o torcedor em campo, essa energia passa para a arquibancada. O torcedor do Bahia faz uma grande festa, e a nossa expectativa é trazer cada vez mais o nosso torcedor para o campo para que ele possa participar do jogo apoiando e incentivando.