Debate com candidatos à prefeitura de Salvador acontece hoje na Band às 22h30

Será o primeiro dessas eleições; emissora recebe sete candidatos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2020 às 09:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Candidatos participam de debate  Acontece a partir das 22h30 desta quinta-feira (1º) o primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Salvador destas eleições. Sete candidatos vão participar do encontro, que será na Band. O evento vai acontecer seguindo uma série de protocolos, inclusive a ausência de imprensa para cobrir do estúdio, evitando aglomerações.

O debate será mediado pela jornalista Carolina Rosa, apresentadora do Band Cidade, e terá cinco blocos, incluindo falas individuais dos candidatos e troca de perguntas. Irão participar os candidatos: Major Denice (PT), Olívia Santana (PCdoB), Celsinho Cotrim (PROS), Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), e Hilton Coelho (PSOL). 

“É muito importante que, mesmo neste momento de pandemia, não deixemos de promover o debate entre os candidatos para colaborar nas escolhas dos eleitores para a gestão municipal, e Band mantém sua tradição e pioneirismo neste aspecto. No entanto, isso precisa ser feito com toda a segurança, e, ao mesmo tempo, sem que o acesso às informações pela imprensa seja prejudicado. Para garantir isso, vamos contar com uma equipe de uma empresa especializada e experiente como a ATcom, para garantir à sociedade que todas as informações sejam disseminadas de forma adequada”, avalia a diretora de jornalismo da Band Bahia, Zuleica Andrade.

Funcionamento e regras No primeiro bloco serão exibidos vídeos curtos de apresentação dos candidatos, com duração de 30 segundos para cada. Na sequência, será formulada uma pergunta pelo jornalismo da Band para que todos os candidatos respondam, em um tempo de resposta estipulado em 1min30s para cada um, por ordem determinada em sorteio prévio (Major Denice, Pastor Isidório, Hilton Coelho, Bruno Reis, Olívia Santana, Celsinho Cotrim e Bacelar). 

No segundo bloco, os candidatos poderão fazer uma pergunta e escolher quem vai responder, tendo 30 segundos para formular a pergunta e 1min30s para a resposta, mais 1 minuto para a réplica o mesmo tempo para tréplica. A ordem, definida em sorteio prévio, será: Bacelar, Major Denice, Olívia Santana, Hilton Coelho, Celsinho Cotrim, Pastor Sargento Isidório e Bruno Reis.

No terceiro bloco do debate, cada candidato vai escolher quem vai perguntar a ele, sendo que cada um só poderá perguntar e responder uma vez. Os tempos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas se mantém iguais aos do segundo bloco. 

No quarto bloco, será feita, conforme sorteio prévio, uma troca de perguntas e respostas entre os candidatos, sendo que cada um irá perguntar e responder uma vez, mantendo os tempos já determinados nos blocos anteriores. Neste bloco, Olívia Santana irá perguntar para Major Denice; Bruno Reis para Hilton Coelho; Major Denice para Olívia Santana; Pastor Sargento Isidório para Celsinho Cotrim, este pergunta para Bacelar que questiona Bruno Reis, e por fim, Hilton Coelho para Pastor Isidório. 

No quinto bloco, cada candidato terá 1 minuto para as considerações finais, na ordem inversa a da apresentação inicial: Hilton Coelho, Pastor Sargento Isidório, Bruno Reis, Bacelar, Celsinho Cotrim, Olívia Santana, Major Denice.

O candidato que se sentir ofendido poderá solicitar direito de resposta por meio do seu assessor. O pedido será analisado por uma comissão jurídica composta por advogados da Band e da OAB/BA. O direito de resposta só será concedido quando houver ofensa pessoal e será irrecorrível. Se concedido será dado no início do bloco seguinte, com tempo de 1 minuto. 

Protocolos A Band Bahia teve assessoria especializada de um profissional de saúde para elaborar os protocolos de higiene. No estúdio, todos os participantes devem usar máscaras. Quando o candidato estiver no púlpito para falar, poder retirar a proteção. Serão três púlpitos colocados a 1,5m de cada um, previamente higienizados com álcool em gel.

Os candidatos se sentarão em cadeiras ao redor do cenário obedecendo o distanciamento necessário entre eles, e irão até o púlpito para responder questões. Os assessores - limiteados a dois por candidato - não terão acesso ao estúdio, podendo se comunicar por aplicativo de mensagens. A Band também pediu que as campanhas orientem as equipes para evitar aglomerações e cabos eleitorais na frente da emissora.

Foram convidados para o debate candidatos cujo partido tenha no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional. Em caso de coligação, foi considerada a regra de somar cinco parlamentares considerando os seis maiores partidos da coligação.