Assine

Defesa do Vitória sofre 50% menos gols com Lucas Cândido em campo


 

Volante é dúvida para o jogo contra a Ponte Preta, no próximo domingo (27)

  • Da Redação

Publicado em 22/10/2019 às 05:00:00
Atualizado em 20/04/2023 às 10:14:04
. Crédito: Foto: Divulgação/EC Vitória

Geninho segue sem ter a certeza de que poderá contar com dois de seus principais jogadores no jogo contra a Ponte Preta, pela 31ª rodada da Série, domingo, fora de casa. Todavia, o comandante rubro-negro, na última segunda-feira (21), testemunhou uma boa notícia: Jordy Caicedo e Lucas Cândido desceram para correr em volta de um dos campos na Toca do Leão.

O volante se recupera de um edema na coxa direita, sofrido no jogo contra o Criciúma. Por esse motivo, desfalcou o Vitória na última partida, diante do Londrina, no Barradão.

Caso o volante consiga se recuperar a tempo, é um bom sinal para o rubro-negro. Lucas Cândido jogou em sete das oito vezes que o Leão venceu no Brasileiro da Série B. Apenas na partida contra o Vila Nova (2x1), no primeiro turno, ele não esteve em campo. O saldo positivo não para por aí: são apenas três derrotas com o camisa 15 em campo, além de outros sete empates. O aproveitamento com Lucas no time é de 54%.

Outro número interessante quando o Vitória utiliza o volante é a média de gols sofridos pela equipe na Série B. O Leão tomou 38 gols em 30 rodadas - é a terceira pior defesa de toda a competição, com média de 1,2 gols sofridos por jogo. Com Lucas Cândido, essa média cai para 0,64 gols levados por partida. Ele disputou 17 pelejas, e a equipe levou 11 gols nesse recorte.

Fazendo uma comparação rápida, a defesa sai da terceira pior e passa a ter números quase idênticos ao líder do campeonato, o Bragantino, dono da melhor defesa entre todos as 20 equipes da competição. O time de Bragança Paulista sofreu 19 gols em 30 jogos, uma média de 0,62 tentos sofridos por partida.

Mais dúvidas  Jordy Caicedo é outro que segue observado de perto. O atacante enfrenta uma pubalgia, motivo que o forçou a sair de campo logo no intervalo do jogo contra o Londrina, na última semana, e segue observado de perto pelo departamento médico. O clube não confirma a presença dele no próximo compromisso. Caso fique de fora, a primeira opção de substituto é Anselmo Ramon, que também é autor de cinco gols, assim como Jordy, pelo Vitória na Série B.  “Os atletas (entregues ao departamento médico) estão evoluindo satisfatoriamente e continuam em observação”, afirmou o médico do clube, Wilson Vasconcelos.No último treinamento, o meia Chiquinho se juntou a Lucas Cândido e Jordy no trabalho mais leve, com uma corrida ao redor do gramado da Toca. Ele se queixou de dores na panturrilha. Com lesão semelhante à de Lucas Cândido, o volante Baraka trabalhou em dois turnos, com atividades no campo pela manhã e treino físico no período da tarde.

*com supervisão do subeditor Miro Palma