Del Feliz traz o clima junino para os leitores do CORREIO

entretenimento
05.06.2020, 06:00:00
Del Feliz fala de seus projetos na quarentena (Evandro Veiga/Arquivo CORREIO )

Del Feliz traz o clima junino para os leitores do CORREIO

Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Considerado pelos colegas como uma espécie de Embaixador do Forró - por difundir os ritmos nordestinos pelo mundo -, o baiano Del Feliz é a segunda atração do projeto São João do CORREIO, que vai levar o clima junino à casa dos leitores, através de lives que acontecerão sempre às sextas e sábados, 19h, no no YouTube do CORREIO

A programação, que começa nesta sexta (5) com a banda Fulô de Mandacaru, segue amanhã (6) com Del Feliz, artista que já participou do The Voice Brasil, da Lavagem de La Madeleine e da Lavagem de New York. Ele promete  mostrar um pouco do seu repertório recheado de canções autorais e de clássicos.

Velho parceiro  do jornal, Del Feliz não hesitou quando recebeu o convite para esse projeto e disse que está pronto para animar os amantes do forró na quarentena. “Além de minhas músicas mais pedidas pela galera, como Pra Gente se Abraçar, Eu Sou o São João, Ainda não Acabou e  A Essência Dela, não faltarão  clássicos especiais”, diz Del, citando, Espumas ao Vento, Tudo o Que eu Queria, La Belle D'Jour e Lápis de Cor.

São João

Del Feliz fez questão de realçar o quanto o São João é importante para ele: “Desde pequeno, eu tenho muitas saudades das brincadeiras, hoje muito menos exploradas, como o quebra-pote, pau de sebo e casamento caipira. Em tempo de pandemia, a saudade vai ser também do palco. De poder cantar e me divertir com centenas de milhares de pessoas, celebrando a festa da alma do Nordeste, fazendo o que mais amo”, afirma. 

Apesar da música ser o motor que move a sua carreira, Del Feliz  também se mostra um estudioso da cultura junina, como fez questão de explicar: “A festa dos três Santos, Antônio, João e Pedro envolve todos os elementos que identificam o nosso povo:  é a festa da fé, da poesia, da comida, da bebida, da música, da dança, das brincadeiras, das cores... A mais inclusiva, pois da criança ao idoso, todos fazem parte dessa comunhão, pacífica, pelo espírito que a envolve”, pontua.

Ele lembra um aspecto que gostava muito na festa junina e que vem se modificando: as visitas de pessoas, nem sempre conhecidas, às casas, de portas abertas, com mesas fartas de comidas e bebidas típicas, além de muita música 

Del conta que está aproveitando a quarentena para desenvolver um projeto com repertório voltado para canções temáticas, que falam de diversidade (Abra a Porta), sensibilidade (Ser Mais do que Ter), ecologia (Terra Mãe), cultura (Eu Sou São João), empatia (Pra Gente se Abraçar), e esperança (Xote da Felicidade). “Tá ficando lindo o show, que é uma proposta especial, já sonhada há algum tempo e que colocarei em prática ainda este ano, se Deus quiser”, destaca.

Além de levar música da melhor qualidade e criar um clima de um verdadeiro arraiá, as apresentações também irão render uma corrente de solidariedade. Durante as transmissões, será possível ajudar a instituição Corrente do Bem. Um QR Code ficará fixo na tela e, ao apontar a câmera, a pessoa será direcionada para uma área, onde poderá fazer doações. 

 

Projetos coletivos

Com 16 CDs e dois  DVDs gravados de forma independente, Del Feliz  é um dos artistas mais atuantes entre os forrozeiros baianos com uma agenda que abrange não só o Brasil como vários países nos quatro cantos do mundo. Uma das características do artista nascido em Riachão do Jacuípe é a sua capacidade de envolver outros colegas em diversos projetos.

A exemplo da música Eu Sou o São João, com coparticipação de Ton Oliveira e Fábio Salvador, que ganhou o Oscar nordestino, o Troféu Gonzagão, em 2019, e foi interpretada também por   Elba Ramalho, Flávio José, Tato (Falamansa), Ton Oliveira, Nando Cordel, Santanna, Josildo Sá e Alcymar Monteiro.
Del Feliz também compôs em parceria com Márcio e Vicente Lima o hino do São João da Bahia, gravada por mais de 40 artistas, num clipe gravado no Mercado Iaô Junino.

Recentemente, ele  lançou a música Pra Gente se Abraçar, que fala desse momento delicado do coronavírus e gravou clipe com a ideia de um abraço coletivo que ganhou reforço de artistas  como Gilberto Gil, Flávio José, Margareth Menezes,  Santanna, Adelmário,  Flávio Leandro, Anastácia, Zelito Miranda, Chambinho, Tato, Lucy Alves  e Elba Ramalho, além dos atores Carlos Betão e Jackson Costa, e de convidados como  a influencidora digital com Síndrome de Down Cacai Bauer.

*Esse projeto tem a parceria da ITS Brasil


Veja as datas das Lives do correio

Dia 5/06  - Fulô de Mandacaru

Dia 6/06 - Del Feliz 

Dia 12/06 - Estakazero

Dia 13/06  - Flor Serena 

Dia 19/06  - Zelito Miranda

Dia 20/06  - Adelmário Coelho

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais