Depois de 10 anos atuando em resgates, labradora Frida se aposenta

variedades
25.06.2019, 09:03:24
Atualizado: 25.06.2019, 09:12:32
(Foto: Ronaldo Scheimdt/AFP)

Depois de 10 anos atuando em resgates, labradora Frida se aposenta

Cadelinha ganhou fama internacional por encontrar 12 pessoas com vida após desastres naturais

A cadela Frida, que ganhou fama internacional em 2017, após participar das buscas por sobreviventes de terremotos no México, se aposentou. Integrante da Marinha mexicana, a labradora já tinha desempenhado funções importantes em resgates no Haiti, em 2010, e no Equador, em 2016. 

A aposentadoria de Frida foi anunciada nesta segunda-feira (24), em uma cerimônia especial pelo Dia Internacional do Socorrista. 

"Seu latido sempre deu esperança e, em meio à dor, trouxe alívio. Frida encarna muito bem o que de bom pode surgir em meio a uma tragédia. Ela coloca o trabalho dos cães em alto nível e nos permite reavaliar o papel dos cães de resgate. Ela nos disse, sem uma única palavra, que a fé é uma força interna que nunca deve ser perdida", afirmou o vice-secretário da Marinha mexicana, Eduardo Redondo Arámburo. 

A cachorrinha, que ajudou a localizar mais de 50 pessoas - 12 delas com vida -, costumava usar botinhas e um óculos para se proteger dos escombros. Ela serviu à Marinha do país por dez anos. 

Através do Twitter, o governo do México se despediu da cadelinha. "Os cães adestrados nos lembram que sempre há esperança. #ObrigadoFrida", postou o perfil, em espanhol. 

A Marinha, também através da rede social, agradeceu pelos anos de serviço. "Hoje reconhecemos o louvável trabalho de Frida, socorrista desta instituição, que hoje é sinônimo de luta, esforço, união e, acima de tudo, de esperança". 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-pelo-menos-190-casas-serao-demolidas-apos-rompimento-de-barragem/
As residências estão no leito do rio e foram condenadas pelo Ministério de Minas e Energia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-fara-pericia-em-barragens-de-pedro-alexandre-e-coronel-joao-sa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravado-em-salvador-dvd-de-luan-santana-sera-lancado-no-globoplay/
Álbum estará disponível na integra no dia 23 de agosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-e-transferida-de-helicoptero-em-cidade-onde-barragem-rompeu-na-ba-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/volante-do-atletico-mg-se-aposenta-aos-32-por-problemas-cardiacos/
Adílson teve cardiomiopatia hipertrófica diagnosticada em exames de rotina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-agentes-do-metro-anima-publico-nas-estacoes-de-salvador-assista/
Composto por seguranças que são músicos, grupo faz sucesso
Ler Mais