Depois de 10 anos atuando em resgates, labradora Frida se aposenta

variedades
25.06.2019, 09:03:24
Atualizado: 25.06.2019, 09:12:32
(Foto: Ronaldo Scheimdt/AFP)

Depois de 10 anos atuando em resgates, labradora Frida se aposenta

Cadelinha ganhou fama internacional por encontrar 12 pessoas com vida após desastres naturais

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A cadela Frida, que ganhou fama internacional em 2017, após participar das buscas por sobreviventes de terremotos no México, se aposentou. Integrante da Marinha mexicana, a labradora já tinha desempenhado funções importantes em resgates no Haiti, em 2010, e no Equador, em 2016. 

A aposentadoria de Frida foi anunciada nesta segunda-feira (24), em uma cerimônia especial pelo Dia Internacional do Socorrista. 

"Seu latido sempre deu esperança e, em meio à dor, trouxe alívio. Frida encarna muito bem o que de bom pode surgir em meio a uma tragédia. Ela coloca o trabalho dos cães em alto nível e nos permite reavaliar o papel dos cães de resgate. Ela nos disse, sem uma única palavra, que a fé é uma força interna que nunca deve ser perdida", afirmou o vice-secretário da Marinha mexicana, Eduardo Redondo Arámburo. 

A cachorrinha, que ajudou a localizar mais de 50 pessoas - 12 delas com vida -, costumava usar botinhas e um óculos para se proteger dos escombros. Ela serviu à Marinha do país por dez anos. 

Através do Twitter, o governo do México se despediu da cadelinha. "Os cães adestrados nos lembram que sempre há esperança. #ObrigadoFrida", postou o perfil, em espanhol. 

A Marinha, também através da rede social, agradeceu pelos anos de serviço. "Hoje reconhecemos o louvável trabalho de Frida, socorrista desta instituição, que hoje é sinônimo de luta, esforço, união e, acima de tudo, de esperança". 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas