Depois de programa antiburocracia, projeto para diminuir desemprego em Salvador inclui redução de impostos

Trata-se do Salvador Negócios, o segundo eixo do programa de desenvolvimento Salvador 360. Antes dele, foi lançado o Simplifica

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2017 às 13:40

- Atualizado há um ano

O segundo eixo do programa municipal Salvador 360 será lançado nesta quarta-feira (14). É o Salvador Negócios – a segunda vertente, logo após o lançamento do programa antiburocracia Salvador Simplifica. O lançamento acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, a partir das 10h. 

De acordo com a prefeitura, o foco do Salvador Negócios será ajudar a combater dois dos principais problemas enfrentados pela cidade: o baixo investimento privado e o desemprego. Além disso, a promessa é de que o novo programa torne a cidade mais atrativa e competitiva. O programa Salvador 360 foi lançado oficialmente em maio (Foto: Divulgação/Secom Salvador)

Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e com participação de outros órgãos municipais e setores econômicos da cidade, o Salvador Negócios já tem iniciativas em andamento, segundo a prefeitura. A ideia é promover o desenvolvimento econômico, assim como atrair novos ou potencializar investimentos existentes, de setores com capacidade de gerar e absorver a força de trabalho local, com foco na aproximação do emprego e da moradia. O eixo compreende mais de 30 ações que serão implantadas a partir de fóruns de discussão com os setores econômicos, no intuito de identificar o que a prefeitura pode fazer para potencializar esses negócios.

Uma das novidades será a redução de impostos para empresas que decidam implantar um estabelecimento na cidade, a exemplo da proposta de isenção de 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas de telecobrança, seguindo o exemplo de estados como Goiás e Paraíba. A mesma isenção poderá ser aplicada para obras de empreendimentos de serviço e de setor têxtil, além de construção de estabelecimentos como shoppings, redes de varejo e supermercados. Também está prevista a cessão de uso de terrenos ou imóveis municipais para instalação ou ampliação de empresas de segmentos estratégicos. 

As ações do Salvador 360 Negócios foram subdivididas em setores de atuação, que envolvem o planejamento da reativação econômica, os incentivos fiscais e a potencialização de setores estratégicos, além da capacitação profissional, estímulo ao empreendedorismo e acesso ao emprego. Além disso, a iniciativa possui interface com outros eixos de atuação do Salvador 360 e também contará com programas que já estão em desenvolvimento como o próprio Simplifica.

Os detalhes serão anunciados nesta quarta-feira (14), pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Guilherme Bellintani.