Desafio Acelere[se] divulga a lista das 8 startups selecionadas

Empresas são de Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Rede+

Oito startups baianas, seis de Salvador, uma de Lauro de Freitas e uma de Feira de Santana foram as selecionadas para participar do Desafio de Inovação Acelere[se], programa gratuito de aceleração que vai durar 12 semanas e integra a programação do Fórum Agenda Bahia 2018. 

Nesta sexta-feira, dia 03, as empresas participarão da primeira atividade do programa. No evento de boas-vindas, que acontecerá na sede da Rede+, na Av. Tancredo Neves, as oito selecionadas vão conhecer os detalhes da dinâmica de trabalho dos próximos três meses.

Segundo Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+, aceleradora que promove o desafio de inovação junto com o CORREIO, já a partir da próxima semana as oito startups começarão a utilizar os espaços de coworking e a receber o acompanhamento, mentorias especializadas e capacitações que integram o pacote de aceleração de 12 semanas. 

No dia 8 de agosto, durante o seminário Sustentabilidade do Agora, outro evento do Fórum Agenda Bahia 2018, que vai acontecer na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), as startups realizarão um pitch (mostra-relâmpago) com a apresentação geral de seus negócios e do estágio em que eles se encontram. 

“O objetivo é que esse pitch inicial sirva de comparativo para o pitch do dia 7 de novembro, no encerramento do programa, quando as empresas demonstrarão seus negócios para potenciais investidores”, explica Paolilo.

Seleção difícil

Ao todo, 50 empresas se inscreveram para disputar uma das oito vagas do Acelere[se]. As inscrições foram encerradas no dia 30 de julho. Ainda segundo Rodrigo Paolilo, a comissão de seleção teve trabalho para escolher as participantes porque o nível de inscritas era muito bom. “Foi um processo de seleção difícil, mas escolhemos as mais avançadas, que já estão vendendo ou em vias de iniciar a venda das soluções a que se propõem”, acrescenta o CEO da Rede+.

Das oito selecionadas, quatro atuam no eixo Cidades Inteligentes, três com Economia Criativa e uma com Energia e Sustentabilidade. As selecionadas oferecem soluções em áreas como construção civil, vestuário, recursos humanos e saúde, entre outros setores.

Para Rodrigo Paolilo, o Acelere[se] representa um amadurecimento do ecossistema de inovação de Salvador e também uma evolução na parceria entre a Rede+ e o CORREIO. No ano passado, as duas empresas se uniram para promover o Hackathon+Salvador, dentro da programação do Fórum Agenda Bahia 2017, quando foram estimulados os processos criativos que culminam com o nascimento das startups. O desafio daquela vez era que 10 grupos pensassem soluções para o Centro Histórico de Salvador a partir do uso da tecnologia.

“Dessa vez, ao invés de pensar em soluções, estamos em outro estágio, no processo de amadurecimento e consolidação de negócios”, afirma Paolilo.

O desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018 com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Rede Bahia, apoio do Sebrae e realização do CORREIO e Rede+.

Veja a lista das oito startups que participarão do Acelere[se]:

*QRPoint - plataforma de controle e gestão inteligente da jornada de trabalho, que automatiza processos e aumenta a produtividade do setor de Recursos Humanos (RH) das empresas. É de Salvador, atua no modelo de negócio Software as a Service (Saas) e representa o eixo Cidades Inteligentes. Veja a Fanpage da empresa.

*ConstruCODE - plataforma online (aplicativo) que converte projetos de engenharia em etiquetas inteligentes, permitindo acesso às plantas técnicas e envio de dúvidas direto para os projetistas no escritório. É de Salvador, atua no modelo de negócio Software as a Service (Saas) e representa o eixo Cidades Inteligentes. Veja a Fanpage da empresa. 

*Mosquito Zero – serviço que identifica e monitora locais de foco do mosquito da dengue e outras doenças, em ambientes terrestre e espacial, com o auxílio de aplicativo e drones; registra e mapeia casos suspeitos das arboviroses; emite alertas para a vigilância epidemiológica para surtos e epidemias; e interage com a população através de chatbot, ajudando os municípios no controle dos focos do mosquito Aedes e na sensibilização da população quanto a prevenção. É de Salvador, atua no modelo de negócio Software as a Service (SaaS) e representa o eixo Cidades Inteligentes. Veja o site da empresa.

*N2 Soluções - solução integrada para registro de acidentes de trânsito com e sem vítimas através de portal ou aplicativo, que emite o boletim do acidente. Inclui também um sistema gestor para o município com estatísticas e mapa de calor georeferenciado de acidentes, auxiliando nas ações preventivas e corretivas de trânsito. É de Feira de Santana, atua no modelo de negócio Software as a Service (SaaS) e representa o eixo Cidades Inteligentes. Veja o site da empresa

*Me Ajuda Limpeza – plataforma online (aplicativo que conecta profissionais e quem necessita de seus serviços. É de Salvador, atua no modelo de negócio Marketplace e representa o eixo Economia Criativa. Veja o site da empresa.

*EvEx Evento Experience – plataforma online (site e aplicativo) que facilita a organização de eventos, onde o cliente reserva espaços e serviços. É de Salvador, atua no modelo de negócio Marketplace e representa o eixo de Economia Criativa. Veja o site da empresa.

*Onde Toca – portal e aplicativo que fornece informações precisas e segmentadas sobre música e gastronomia, integrando comunidades de músicos, bandas, DJ´s, escolas de música, estabelecimentos que oferecem algum tipo de música (ao vivo, mecânica, telões, etc.), casas de shows, etc. É de Lauro de Freitas, atua no modelo de negócio Marketplace e representa o eixo Economia Criativa. Veja o site da empresa.

*Closet - ateliê de aluguel de vestidos e acessórios de festa com estoque sustentável. As mesmas clientes que precisam alugar uma peça para um casamento ou uma formatura, podem trazer as peças do seu armário para alugar para outras mulheres, ganhando em troca de benefícios como aluguéis e dinheiro. É de Salvador, atua no modelo de negócio Marketplace e representa o eixo Energia e Sustentabilidade. Veja o perfil da empresa no Instagram.