Descabido e anti-marketing internacional: dá pra rir e chorar

artigo
19.06.2018, 11:45:00
Atualizado: 20.06.2018, 09:40:01

Descabido e anti-marketing internacional: dá pra rir e chorar


Com a sua mais recente propaganda, pretensiosamente engraçada, com o título Not For Export / Tudo Pela Seleção, veiculada nas redes de TV, a empresa fabricante do guaraná Antárctica, consciente ou não, fere princípios de marketing internacional e do comércio exterior.

Esta campanha vai contra todos os princípios do marketing internacional que prezam pela constância, perseverança e manutenção de seus compromissos e relações comerciais conseguidas, através dos anos pela Antarctica.

Veja o vídeo:

No início dos anos 1970, no Brasil, era moda masculina a calça de nycron – tecido sintético autopromovido por uma vinheta conservadora, que afirmava: “não amassa, nem perde o vinco”. Na mesma ocasião, uma firma fabricante de calças jeans conquistou o mercado de calças-esporte masculinas desdizendo a vinheta de praxe, ou seja, vendeu-se como a marca de calça que amassava e perdia o vinco. Fez sucesso entre os jovens de ambos os sexos; influenciou a moda e mudou comportamentos.

Aí, tudo bem. Tratou-se de uma “guerra” comercial, com uma das firmas valendo-se de estratégia anti-marketing para desfazer a característica-chave da outra, cuja prática continuava a ser ordinariamente utilizada por empresas rivais ou concorrentes. No caso em questão, entretanto, desmerecem-se os esforços empresarial e governamental para conquistar mercados externos, conseguidos á duras penas e á base de esforços empreendidos durante vários anos de manutenção de uma relação de confiança.

Sabe-se que os players do mercado internacional não devem se dar ao exercício de atuações esporádicas ou sazonais ao bel-prazer. A empresa que assim procede perde a credibilidade e os compradores externos. Entra para a lista negra de exportadores negligentes, oportunistas e não merecedores de confiança. O país também passa a ser alvo de desconfiança externa resultante da irresponsabilidade empresarial.

Pode até ser engraçado ver, na propaganda, o garçom negar a venda do guaraná ao craque argentino e, no final, escutar que a empresa, até o final da Copa, não vai exportar guaraná para os “inimigos” do Brasil no futebol. Na prática, se isso acontecesse resultaria em infortúnio comercial para a firma exportadora e para o país, no exterior e ferindo a imagem da mesma no Brasil.

Quem dirige campanhas publicitárias e o processo de gestão de marcas, e do marketing internacional precisa conhecer o tema em sua totalidade (inclusive as implicações das propagandas) e ter discernimento para não criar algo contraditório aos consagrados princípios de marketing, especialmente quando esses dizem respeito a transações de comércio internacional. Nesse aspecto, convém lembrar, também vale a máxima: “o que dá pra rir, dá pra chorar”, e o que serve para o futebol não serve para as arenas desportivas.


Rodrigo Ladeira e Ednaldo Soares são professores da Ufba


Relacionadas
Correio.play
Correio selecionou os melhores lançamentos de 2019
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-lancamento-da-4a-temporada-de-psi/
Produção brasileira já foi indicada ao Emmy Internacional três vezes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/videos-e-fotos-mostram-noite-de-raios-e-trovoes-em-salvador-veja/
Segundo a Codesal, a região da cidade onde mais choveu foi Ondina, com 116 mm
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-de-campo-formoso-e-promessa-nas-artes-plasticas-baianas/
Aos 21 anos, Ronald Júnior se prepara para expor no Palacete das Artes e vende seus quadros por até RS 8 mil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pm-matando-subtenente-em-feira-de-santana/
Nas imagens, vítima aparece sendo abordada por PMs
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/advogado-que-espancou-policial-em-feira-vai-para-prisao-domiciliar/
Orlando Assis responde por duas tentativas de homicídio e porte ilegal de arma
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-preciso-buscar-novos-lugares-de-fazer-piada-defende-leandro-hassum/
Porém, nova comédia estrelada pelo ator reproduz velhos preconceitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pitty-mistura-salsa-e-rock-em-novo-single-ouca-noite-inteira/
Canção conta ainda com participação especial de Lazzo Matumbi
Ler Mais