Descubra quem é você no Verão de Salvador

estúdio correio
12.01.2022, 06:00:00
Atualizado: 14.01.2022, 20:36:59
Salvador possui diversas atrações turísticas ((Samuel Ericksen / Shutterstock))

Descubra quem é você no Verão de Salvador

Há cuidados para todos os tipos de perfis

Como você costuma curtir o verão de Salvador? É do tipo que não sai da praia ou prefere usar o tempo para se exercitar ao ar livre? Aproveita o tempo para explorar os pontos turísticos da cidade ou curtir todas as festas da temporada? Seja qual for seu perfil, o importante é cuidar da saúde. Além do uso de protetor solar e hidratação, o uso de máscaras, manter distanciamento social e tomar as vacinas são de extrema importância, especialmente com o aumento dos casos de Covid-19 e de gripes em todo o Brasil.

Preparamos algumas dicas com os principais cuidados para cada perfil. Afinal, quem é você no verão?

Praieiro
Se você é aquela pessoa que ama passar horas se bronzeando nas areias, surfando, jogando a famosa altinha ou até brincando com os filhos na praia, você é o perfil praieiro. Mas não se esqueça: o essencial é a proteção solar. Seja no Porto da Barra, no Buracão, na Gamboa ou em qualquer uma das dezenas de praias da capital baiana, é necessário passar filtro solar a cada duas horas ou toda vez que sair do mar, evitar o sol entre 11h e 16h e beber bastante água ou sucos naturais.

Famosa altinha é sensação nas praias de Salvador (Thales Antonio / Shutterstock)

Atleta de verão
Há quem goste de aproveitar os dias de sol para fazer atividades físicas ao ar livre. Seja para esportes terrestres ou aquáticos, Salvador possui, por exemplo, a sua extensa orla marítima e, dentro do mar, a Baía de Todos-os-Santos - a segunda maior baía do planeta -, além de oferecer espaços e praças, como o Dique do Tororó, e cerca de 300km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas por toda a cidade.

Mas as altas temperaturas exigem alguns cuidados para não prejudicar a saúde durante os exercícios. As atividades intensas sob forte calor podem provocar desmaio, dor de cabeça e alteração da pressão arterial. As dicas são: beber cerca de 200 ml de água 40 minutos antes da atividade física e mais 200 ml a cada 20, 30 e 60 minutos de prática, utilizar roupas leves e de cores claras, priorizar o início e o final do dia para se exercitar, quando as temperaturas estão mais amenas; alimentar-se bem e ao longo do dia, evitando jejum prolongado e descansar bem.

Salvador possui quase 300km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas por toda a cidade (Shutterstock)

Turista
Se você aproveita o verão para ir na Igreja do Senhor do Bonfim renovar os pedidos, no Farol da Barra assistir ao pôr do sol, caminhar pelas ruas do Centro Histórico ou visitar um dos diversos museus da cidade, o seu perfil é o turista. Seja baiano ou visitante, a capital baiana oferece opções para todos os gostos.

Quem vai enfrentar os dias quentes passeando e visitando pontos turísticos deve apostar em: acessórios como óculos, boné, chapéu e até roupa de proteção UV, tecidos leves e claros, calçados confortáveis, de preferência que não sejam de plástico para não provocar bolhas nos pés e vale levar uma garrafinha de água para hidratação constante.

O Museu Cidade da Música é o mais novo equipamento cultural da capital baiana, com 750h de conteúdo audiovisual, no bairro do Comércio (Joa Souza / Shutterstock)

Rolezeiro
A noite ferve durante o Verão de Salvador. Se você marcar presença em algum ensaio, festa ou algum barzinho na noitada – como os do Rio Vermelho e Santo Antônio Além do Carmo, o seu perfil é o rolezeiro. A estação mais quente do ano mal começou e já tivemos grandes shows na cidade, como o Camarote da Rainha, comandado pela cantora Daniela Mercury. Até fevereiro, apresentações de artistas locais e nacionais estão confirmadas em diversos espaços da cidade, como das bandas Cortejo Afro e Harmonia do Samba, além dos cantores Leo Santana, Gilberto Gil, Gal Costa, Silva, Seu Jorge, Alexandre Peixe e Marina Sena.

Com o aumento de casos de Covid-19 e gripes, como a influenza do subtipo H3N2, o principal cuidado é o uso de máscara. Em caso de algum sintoma gripal, troque o rolê por um filme em casa, isolada das demais pessoas que moram com você. Se os sintomas persistirem ou agravarem, o ideal é buscar ajuda médica. Além disso, temos as dicas de sempre: cuidados com o alto consumo de álcool, se alimente bem antes de perder a noite e não dirija ao ingerir bebida alcoólica. 

Confira mais informações e dicas de saúde, beleza, esportes e bem-estar no canal Sou Verão.

O Sou Verão é um projeto do Correio com o patrocínio da Drogaria São Paulo, CF Refrigeração, Jotagê Engenharia, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da AJL Locadora, Boa Saúde e Vitalmed. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas