Desmoronamento em gruta deixa 12 bombeiros civis soterrados em SP

Cinco já foram resgatados com vida; há risco de novos desabamentos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2021 às 12:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um desmoronamento em uma gruta na área rural de Altinópolis (SP) deixou pelo menos doze pessoas soterradas na madrugada deste domingo (31), segundo os bombeiros. Cinco já foram resgatados.

O acidente foi no local conhecido como Gruta Duas Bocas, que é dentro de uma propriedade privada. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, 26 bombeiros civis estavam na gruta fazendo um treinamento quando o teto desmoronou, isolando parte do grupo. A cidade tem sofrido com chuvas fortes desde ontem, segundo G1 SP.

A primeira vítima foi resgatada pouco antes das 10h, com vida, assim como as quatro seguintes, que foram levadas para o Hospital de Misericórdia na cidade. 

O local está em colapso e há risco de novos desmoronamentos. Um helicóptero da Polícia Militar ajudou a levar as vítimas para hospitais e também está ajudando a levar socorristas e bombeiros até a gruta, que é de difícil acesso. 

O treinamento na gruta começou na tarde do sábado. Atividades são comuns no local para ajudar a praticar técnicas de resgate. A Defesa Civil diz em nota que não foi comunicada sobre o treinamento. Equipes estão no local. A prefeitura da cidade diz que está dando suporte à ação.