Dia dos Comerciários: veja o que abre e fecha em Salvador nesta segunda (19)

salvador
18.10.2020, 19:44:00
Atualizado: 18.10.2020, 20:29:05
(Divulgação/Shopping Salvador)

Dia dos Comerciários: veja o que abre e fecha em Salvador nesta segunda (19)

Mesmo sem feriado tradicional, shoppings, supermercados e espaços de lazer terão horários modificados

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Dia dos Comerciários é tradicionalmente comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro. Nesta segunda-feira (19), porém, não haverá feriado. Mas o funcionamento de lojas, supermercados e shoppings será afetado na capital baiana. A maioria dos estabelecimentos, lojas, quiosques e praças de alimentação funcionam normalmente, mas as lojas âncora, que assinaram acordo com o Sindicato dos Comerciários, têm o funcionamento facultativo. Alguns supermercados, como os da Rede Big Bompreço e o Sam's Club também não abrem.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) divulgou comunicado público na sexta-feira (16) reafirmando o funcionamento normal do varejo na próxima segunda-feira (19). Segundo o órgão, a Lei Federal estabeleceu a comemoração do Dia dos Comerciários em 30 de outubro neste ano, sem instituir feriado na data. A suspensão do dia de trabalho é uma liberalidade acordada em Convenção Coletiva.

No documento, assinado em conjunto com o Sindilojas, a entidade frisa que não foi assinada a Convenção Coletiva. “O sindicato laboral tem resistido a chegar a um acordo, prejudicando todo o comércio da cidade de Salvador, inclusive os próprios trabalhadores da categoria. Sem esse instrumento, não haverá feriado para a categoria, podendo as empresas soteropolitanas, representadas pela Fecomercio-BA e Sindilojas, funcionarem normalmente no dia 19 de outubro com todo respaldo legal”, diz nota.

“De igual modo, é importante informar que alguns segmentos ligados ao setor terciário, a exemplo de supermercados e grandes redes de departamentos, celebraram instrumentos coletivos que determinam o dia 19 de outubro de 2020 como feriado para seus funcionários”, ressalta a entidade..

Confira abaixo como ficam os serviços e espaços de lazer e cultura de Salvador e Região Metropolitana nesta segunda-feira.

Shoppings

  • Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping

O Salvador Shopping e o Salvador Norte funcionarão normalmente, das 11h às 21h. No Salvador Norte, os clientes têm como opção de lazer, o cinema. Para aqueles que querem fazer compras, podem comprar pelo site e retirar nos Drives Thru que também estarão abertos das 11h às 21h, ou ainda pelas plataformas online www.salvadorshoppingonline.com.br e www.salvadornorteonline.com.br e receber o produto em casa, com frete grátis.

  • Shopping Piedade

O Shopping Piedade terá horário de funcionamento normal, de 11h às 21h. Apenas as lojas âncoras, que assinaram acordo com o Sindicato, terão o funcionamento facultativo.

  • Shopping Barra

As lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 11h às 21h. Já os restaurantes funcionam das 12h às 00h.

  • Shopping da Bahia

Pão de Açúcar: Fechado
Farmácias: abrem das 11h as 21h
Âncoras e Megalojas (que possuem acordo com Sindicato dos Comerciários): Fechadas
Lojas e quiosques: das 11h as 21h
Alimentação/Restaurantes: 11h as 21h
Clivale: Funcionamento normal
Cinema UCI Orient: Horário Normal - conforme programação
Academia Bodytech: das 6h às 23h
Bancos: Horário Normal

  • Shopping Bela Vista

Lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam normalmente das 11h às 21h. Somente o supermercado G Barbosa e as lojas âncoras estarão fechadas por conta de acordo com Sindicato dos Comerciários.

  • Shopping Itaigara

O centro de compras estará aberto nesta segunda-feira (19) das 11h às 20h. O Bompreço funciona das 8h às 21h..

  • Shopping Paralela

Centro de compras abre normalmente das 11h às 21h. Funcionam supermercado Hiper Ideal, farmácias, praça de alimentação e cinema. Lojas âncoras estarão fechadas. 

  • Shopping Paseo

O Shopping Paseo vai funcionar das 11h às 20h. A praça de alimentação abre às 12h.

  • Center Lapa

As lojas e praça de alimentação funcionarão das 11h às 21h. C&A, Riachuelo, Marisa e Lojas Americanas não funcionarão. Cinema programação e horários dos filmes no site www.shoppinglapa.com.br.

Mercados e lojas

  • Gbarbosa

As lojas estarão fechadas.

  • Rede Big Bompreço e Sam's Club

Lojas estarão fechadas.

  • Mercantil Rodrigues

Calçada, Ogunjá e Pirajá: As lojas estarão fechadas,
Lauro de Freitas: A loja estará fechada.

  • Ferreira Costa

Funciona normalmente das 8h às 21h.

  • Perini

Perini Graça, Pituba, Barra e Vasco abrem normalmente, das 6h30 às 20h. Perini do Costa Azul estará fechada. As lojas dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela e Salvador Shopping abrem de acordo com o horário dos centros de compras.

* Essa notícia será atualizada à medida que os demais estabelecimentos forem fornecendo seus horários de funcionamento

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas