Dia dos Comerciários: veja o que abre e fecha em Salvador nesta segunda (19)

Mesmo sem feriado tradicional, shoppings, supermercados e espaços de lazer terão horários modificados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2020 às 19:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Shopping Salvador

O Dia dos Comerciários é tradicionalmente comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro. Nesta segunda-feira (19), porém, não haverá feriado. Mas o funcionamento de lojas, supermercados e shoppings será afetado na capital baiana. A maioria dos estabelecimentos, lojas, quiosques e praças de alimentação funcionam normalmente, mas as lojas âncora, que assinaram acordo com o Sindicato dos Comerciários, têm o funcionamento facultativo. Alguns supermercados, como os da Rede Big Bompreço e o Sam's Club também não abrem.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) divulgou comunicado público na sexta-feira (16) reafirmando o funcionamento normal do varejo na próxima segunda-feira (19). Segundo o órgão, a Lei Federal estabeleceu a comemoração do Dia dos Comerciários em 30 de outubro neste ano, sem instituir feriado na data. A suspensão do dia de trabalho é uma liberalidade acordada em Convenção Coletiva.

No documento, assinado em conjunto com o Sindilojas, a entidade frisa que não foi assinada a Convenção Coletiva. “O sindicato laboral tem resistido a chegar a um acordo, prejudicando todo o comércio da cidade de Salvador, inclusive os próprios trabalhadores da categoria. Sem esse instrumento, não haverá feriado para a categoria, podendo as empresas soteropolitanas, representadas pela Fecomercio-BA e Sindilojas, funcionarem normalmente no dia 19 de outubro com todo respaldo legal”, diz nota.

“De igual modo, é importante informar que alguns segmentos ligados ao setor terciário, a exemplo de supermercados e grandes redes de departamentos, celebraram instrumentos coletivos que determinam o dia 19 de outubro de 2020 como feriado para seus funcionários”, ressalta a entidade..

Confira abaixo como ficam os serviços e espaços de lazer e cultura de Salvador e Região Metropolitana nesta segunda-feira.

ShoppingsSalvador Norte Shopping e Salvador Shopping O Salvador Shopping e o Salvador Norte funcionarão normalmente, das 11h às 21h. No Salvador Norte, os clientes têm como opção de lazer, o cinema. Para aqueles que querem fazer compras, podem comprar pelo site e retirar nos Drives Thru que também estarão abertos das 11h às 21h, ou ainda pelas plataformas online www.salvadorshoppingonline.com.br e www.salvadornorteonline.com.br e receber o produto em casa, com frete grátis.Shopping Piedade O Shopping Piedade terá horário de funcionamento normal, de 11h às 21h. Apenas as lojas âncoras, que assinaram acordo com o Sindicato, terão o funcionamento facultativo.Shopping Barra As lojas e a praça de alimentação abrem normalmente das 11h às 21h. Já os restaurantes funcionam das 12h às 00h.Shopping da Bahia Pão de Açúcar: Fechado Farmácias: abrem das 11h as 21h Âncoras e Megalojas (que possuem acordo com Sindicato dos Comerciários): Fechadas Lojas e quiosques: das 11h as 21h Alimentação/Restaurantes: 11h as 21h Clivale: Funcionamento normal Cinema UCI Orient: Horário Normal - conforme programação Academia Bodytech: das 6h às 23h Bancos: Horário NormalShopping Bela Vista Lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam normalmente das 11h às 21h. Somente o supermercado G Barbosa e as lojas âncoras estarão fechadas por conta de acordo com Sindicato dos Comerciários.Shopping Itaigara O centro de compras estará aberto nesta segunda-feira (19) das 11h às 20h. O Bompreço funciona das 8h às 21h..Shopping Paralela Centro de compras abre normalmente das 11h às 21h. Funcionam supermercado Hiper Ideal, farmácias, praça de alimentação e cinema. Lojas âncoras estarão fechadas. Shopping Paseo O Shopping Paseo vai funcionar das 11h às 20h. A praça de alimentação abre às 12h.Center Lapa As lojas e praça de alimentação funcionarão das 11h às 21h. C&A, Riachuelo, Marisa e Lojas Americanas não funcionarão. Cinema programação e horários dos filmes no site www.shoppinglapa.com.br.

Mercados e lojasGbarbosa As lojas estarão fechadas.Rede Big Bompreço e Sam's Club Lojas estarão fechadas.Mercantil Rodrigues Calçada, Ogunjá e Pirajá: As lojas estarão fechadas, Lauro de Freitas: A loja estará fechada.Ferreira Costa Funciona normalmente das 8h às 21h.Perini Perini Graça, Pituba, Barra e Vasco abrem normalmente, das 6h30 às 20h. Perini do Costa Azul estará fechada. As lojas dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela e Salvador Shopping abrem de acordo com o horário dos centros de compras.

* Essa notícia será atualizada à medida que os demais estabelecimentos forem fornecendo seus horários de funcionamento