Dia Mundial dos Pobres reuniu centenas de pessoas na casa de Santa Dulce

salvador
17.11.2019, 17:25:00
(Osid/Divulgação)

Dia Mundial dos Pobres reuniu centenas de pessoas na casa de Santa Dulce

Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu missa e almoçou com moradores de rua

Lembrado mundialmente neste domingo (17), o Dia Mundial dos Pobres foi marcado em Salvador por um evento que ofereceu diversos serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social, sobretudo moradores de rua, na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma). Das 7h às 11h elas puderam ter orientações em saúde com médicos, dentistas e fisioterapeutas.

Foi o caso do catador Carlos Costa, 56 anos, que procurou atendimento odontológico por conta de um dente inflamado, e recebeu avaliação clínica e medicação para o tratamento.

A programação começou com distribuição de café da manhã e, nos diversos espaços montados foram oferecidos serviços gratuitos, a exemplo de corte de cabelo e barba, oficina de turbante, aferição de pressão arterial, além de atividades recreativas e culturais com apresentações de música e capoeira.

(Fotos de Osid/Divulgação)

Às 11h, todos se dirigiram ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde foi celebrada uma missa dedicada aos menos favorecidos. O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que presidiu a celebração, citou a frase impressa na faixa que os homenageados do dia levaram até o altar: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sal 9, 19). Depois, fez referência à obra que Santa Dulce fundou para acolhê-los lembrando de que os menos favorecidos precisam da nossa ação solidária, exatamente como ela ensinou: “Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma."

Após a missa, todos se reuniram para compartilhar o almoço no estacionamento do santuário. Repetindo o gesto do Papa Francisco, Dom Murilo e a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce - OSID, Maria Rita Pontes, distribuíram refeições para os mais pobres, muitos deles sem-teto. Com a cooperação de voluntários, foram oferecidas 650 quentinhas com feijão, arroz, isca de frango com cenoura, farofa e salada.

Na casa da chamada Mãe dos Pobres, o dia instituído pelo Sumo Pontífice para fazer o mundo lembrar-se dos excluídos, tem sempre um significado maior, como ressalta Maria Rita: “Para nós, todos os dias é dia de amar e de servir as pessoas mais amadas por Irmã Dulce e pelo Papa Francisco. Então, acho que hoje Santa Dulce deve estar muito feliz”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais