Diversão com economia: cinco programas para fazer com a criançada sem gastar muito

minha bahia
18.06.2018, 06:00:00
Moradores de um condomínio no Imbuí se juntaram para trazer a recreação até as crianças de lá (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)

Diversão com economia: cinco programas para fazer com a criançada sem gastar muito

CORREIO dá dicas para os pais reduzirem pela metade os gastos com lazer nas férias escolares sem deixar a diversão de lado e nem o orçamento no vermelho

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Férias escolares são a época do ano mais esperada pelas crianças e uma das mais temida pelos pais. É que manter os pequenos entretidos dá trabalho e pode sair muito caro, estourando o orçamento familiar.  Mas é possível garantir a diversão sem comprometer o bolso. O CORREIO listou os cinco programas infantis mais comuns e mostra que dá para fazê-los gastando pouco, alguns até quase nada (veja abaixo).

Não se trata de uma receita para todos, mas dicas dadas por consultores e educadores financeiros já ajudam a divertir os filhos sem comprometer a planilha de custos. Existem soluções diversas, basta usar a imaginação sem perde de vista o limite de gastos planejado. Uma delas foi encontrada pela  professora Márcia Mazza, que levou a diversão para dentro de casa, ao se juntar a outros pais e organizar atividades recreativas e esportivas no próprio condomínio. A economia de gastos de lazer nas férias chega a 50%.  

“Tá todo mundo muito apertado. A adesão foi muito natural para a contratação de profissionais para a realização de atividades lazer no condomínio. Assim conseguimos racionaliza os custos”, conta.  Mãe de Rafaela, de 5 anos, ela também partiu para a busca de parcerias com empresas.

Nas últimas férias foram promovidas feira de livros, atividades musicais, piqueniques e até sessão de cinema, como a que aconteceu no último sábado (16). “Contamos com empresas  e profissionais que em regime de parceria, e com o intuito de  promover seus produtos,  fazem demonstrações. É outra estratégia bacana para diminuir os gastos”. 


PARA CURTIR COM  A GALERINHA

Cinema  Um cineninha sempre faz parte da programação. A dica para gastar menos é aproveitar as sessões de matinê, como aconselha  a educadora financeira, Meire Cardeal. “Defina o valor que pode ser gasto e respeite esta margem. Pesquise os dias e horários em que eles concedem desconto. Há também alguns sites de promoção que ofertam ingressos com preço mais em conta”. Como a pipoca e o refrigerante por lá costumam ser mais caros, vale buscar uma merenda mais em conta: “Compre a pipoca e o que for beber fora do cinema, passe em um supermercado ou leve o lanche de casa”, completa.

Parque Com a revitalização dos espaços públicos, os parques são mais uma opção na lista de programas baratos. O educador financeiro Angelo Guerreiro recomenda o Parque da Cidade. Rio Vermelho e Pituba também estão na lista. “É um dos lugares onde os pais podem ir fazer um piquenique, andar de bicicleta, jogar uma bola. Agora é preciso ir preparado para não acabar gastando com o aluguel de brinquedos ou com comida”, considera. Vale também reunir outros pais e organizar um passeio coletivo. “Cada um leva um lanche. É mais uma forma de economizar e ao mesmo tempo, promover a interação”.

Teatro Se o programa é ir ao teatro, mais uma vez os pais vão precisar pesquisar preços mais em conta e promoções em sites de desconto. “Uma dica é possibilitar  que as crianças administrem, pelo menos em parte, as finanças. Deixe que eles usem as próprias mesadas para custear essa atividade ou dar para cada um  valor em dinheiro ou limite de crédito para ser gasto”, orienta o educador financeiro, Antônio Carvalho. Os acordos prévios também são importantes: “Antes de sair de casa combine o que poderá ser comprado e quanto poderá ser gasto”.

Shopping É cada vez maior a oferta de entretenimento - muitas vezes até gratuito - nos grandes shoppings da cidade. Massa, programa de graça para a criançada. Porém, é preciso ficar alerta aos apelos de consumo que surgem no caminho até a praça principal. A dica é do presidente o guia de finanças pessoais, IQ360, Antônio Rocha. “ O shopping é um lugar cheio de tentações. Uma alternativa nessas situações é mostrar que com a quantidade separada de dinheiro para aquele dia não será possível ir ao cinema e comprar um brinquedo, será preciso fazer uma escolha”.

Praia A estratégia de negociação também vale para ir à praia. Baiano que pe baiano, de qualquer idade, adora sol, mar e areia. “Ao invés da piscininha de plástico, que tal os pais sentarem com as crianças na areia e fazerem junto uma piscina natural com direito a castelo com caverna e tudo mais. Leve  alguns alimentos nas térmicas, como: sucos, frutas, água de coco, água”, aconselha o educador financeiro, Edval Landulfo. Para não transformar um programa barato em algo mais caro, carregue só o necessário. “Coloque na carteira ou bolsa apenas o dinheiro estabelecido”.


 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais