Do Capão Redondo para todo o Brasil: Racionais festejam 30 anos

Vida
07.06.2017, 21:58:00
Atualizado: 07.06.2017, 21:59:12

Do Capão Redondo para todo o Brasil: Racionais festejam 30 anos

Show especial e exposição marcam a trajetória da banda de rap mais importante do país
Os Racionais no show, na terça-feira (6), comemorando trinta anos
(Foto: Divulgação)

Da periferia paulista do Capão Redondo para todos os bairros e classes da nação, Racionais MC’s - a banda de rap mais importante do Brasil - vive uma semana à altura do valor da sua contribuição à cultura popular do país nas últimas três décadas, com ligação direta com a juventude urbana negra. 

O ponto alto das comemorações pelos 30 anos dos Racionais MC’s (a serem completados em 2018) e 20 anos do influente álbum Sobrevivendo no Inferno foi uma histórica apresentação para 2.100 pessoas no Audio Club, na Água Branca, terça-feira (6), como parte do Red Bull Music Academy Festival São Paulo.

Com Mano Brown (o carismático vocalista e letrista), Edi Rock, Ice Blue e KL Jay reforçados por mais quatro pessoas no palco, o show começou à meia-noite com muita pressão, numa dinâmica sem papo, nos primeiros 30 minutos, com uma música emendada à outra. E a pressão não diminuiu durante 1h40 do concerto.

Com um repertório que relembrou toda a trajetória dos Racionais MC’s, indo de Somos o Que Somos (2014) à obra-prima Um Homem na Estrada (1993), passando Diário de um Detento (1997) e Capítulo 4, Versículo 3 (1997), os Racionais de hoje estão longe da banda de rap com bases cruas dos primeiros discos e shows. As impactantes letras dos anos 1990, que continuam comovendo o público, agora são acompanhadas por uma produção de alta qualidade, incluindo novas referências musicais.

Referências
Sobre referências, aliás, Mano Brown (brilhando agora também com o show e disco solo Boogie Naipe, de soul e funk), falou antes de Capítulo 4, Versículo 3 sobre como o rap americano, cujos manos são culturalmente mais ligados aos protestantes, incorporou a cruz como um dos seus símbolos. Ele acredita que isso aconteceu devido à influência religiosa católica dos imigrantes mexicanos.

Um dia antes do showzaço no Audio Club, os Racionais participaram de um encontro especial com cem fãs no Red Bull Station, na Praça da Bandeira. O jornalista André Caramante foi o mediador do rico papo sobre a carreira e a trajetória do grupo. 

Antiga estação de luz, de 1917, transformada num centro moderno de cultura, o Red Bull Station sedia até sábado a exposição Racionais MC’s: 3 Décadas de História, com um material (aproximadamente 500 peças) nunca antes mostrado pelo grupo.

O Red Bull Station sedia até sábado (10) a exposição Racionais MC’s: 3 Décadas de História
(Foto: Divulgação)

A mostra, que não tem previsão de ser montada em outra cidade, é um grande sucesso e ressalta, como diz o curador, o artista visual Fernando Velázquez, o lado humano dos artistas. "A exposição revisita a trajetória da banda a partir da reunião de relatos e informações pouco conhecidas e destaca a relevância histórica e cultural dos Racionais. Serve também como um recorte da cidade de São Paulo", explica Velázquez, uruguaio radicado no Brasil há 20 anos.

(Foto: Divulgação)

Em sua primeira edição no Brasil, o Red Bull Music termina domingo. Nessa quinta (8), no Centro Cultural São Paulo, às 20h, acontece a noite Ruído em Progresso. Uma das atrações será a cultuada banda baiana de black metal Mystifier (formada em 1989), que vai tocar com o artista experimental americano Prurient. Veja mais informações sobre o festival no site sp.redbullmusicacademy.com.

*O jornalista viajou a convite do Red Bull Music


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-lanca-clipe-de-parabens-nova-musica-em-parceria-com-psirico-assista/
Com participação de Márcio Victor, cantora sensualiza em clipe dominado por azul
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-agride-mulher-que-dancava-em-frente-a-viatura-em-sp-veja-video/
Situação semelhante foi levada com bom humor por PMs de Salvador; reveja
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-chegam-a-tres-praias-de-vera-cruz-na-ilha-de-itaparica/
Manchas ainda não afetam a Baía de Todos-os-Santos, garante Inema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-lider-do-psl-na-camara-chama-bolsonaro-de-vagabundo/
Na mensagem, Delegado Waldir fala em "implodir o presidente"
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grande-quantidade-de-oleo-liquido-invade-pedra-do-sal-e-atinge-corais-e-animais/