Dona Canô será homenageada em Festival Gastronômico

bazar
03.04.2019, 18:09:00
Atualizado: 03.04.2019, 18:09:04
(Foto: Maria Sampaio/Divulgação)

Dona Canô será homenageada em Festival Gastronômico

Evento promovido pelo Shopping da Bahia terá seis pratos inspirados na matriarca da família Veloso

O Festival Gastronômico Shopping da Bahia chegará a sua 2ª edição nesta sexta-feira (5). E contará com duas homenagens a Claudionor Viana Teles Veloso - mais conhecida como Dona Canô.

Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

O Mariposa terá um Bobó de Camarão
(Foto: Divulgação)

Durante os 40 dias de evento, clientes poderão provar seis pratos inspirados tanto na cozinha do Recôncavo Baiano como na matriarca da família Veloso.

Os restaurantes Pereira Café, Mariposa, Paris 6, Oliva Gourmet, Shiro e Outback são os participantes do segundo ano do projeto. Cada um oferecerá uma comida especial por R$ 39 até 12 de maio - que, em 2019, marca o Dia das Mães.

O Paris 6 oferecerá um risoto de cúrcuma com vinagrete de polvo
(Foto: Divulgação)

As refeições são: Filé do Sol, com pirão de leite e baião de dois (Pereira); Bobó de Camarão com farofa de coco e arroz de coentro (Mariposa); Risoto de cúrcuma com vinagrete de polvo (Paris 6); Rabada com Polenta (Oliva); Robalo em crosta de castanha, arroz de coco com gengibre e molho de páprica picante (Shiro) e Frango grelhado com molho de tamarindo e massa de tapioca com legumes (Outback).

O prato criado pelo Outback traz frango grelhado com molho de tamarindo
(Foto: Divulgação)

A cada três pratos do Festival consumidos no período determinado - e de três restaurantes diferentes - o cliente leva pra casa um exemplar do livro “O Sal é um dom: Receitas de Mãe Canô”, de Mabel Velloso.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Filé, baião de dois e pirão de leite são ingredientes do prato do Pereira
(Foto: Divulgação)

A obra celebra a relação de Dona Canô e sua família com a cozinha - incluindo receitas caseiras e textos da autora que revelam a importância afetiva da gastronomia na vida dos Veloso. 

O Shiro terá um robalo em crosta de castanha
(Foto: Divulgação)

Além de inspirar o Festival, a homenageada também emprestará seu nome a uma alameda do Shopping da Bahia. O espaço fica no 3º piso e liga a Alameda Zélia Gattai à Praça Mãe Menininha do Gantois.

"Homenagear Dona Canô é mostrar ao nosso público que não podemos deixar de celebrar a vida e o legado de baianos e baianas que marcaram nossa cultura”, explica Mayara Diniz, gerente de marketing do shopping.

A Rabada com Polenta do Oliva
(Foto: Divulgação)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas