Duas crianças morrem após se afogarem na praia de Piatã

Caso ocorreu por volta das 18h; corpos estão no IML

Publicado em 29 de julho de 2019 às 08:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Quem estava no bairro de Piatã no final da tarde desse domingo (28) se assustou ao encontrar duas crianças mortas na areia da praia, na altura do supermercado Atakadão Atakarejo, na Avenida Octávio Mangabeira.

Os corpos foram identificados como Yasmin Adriane Brandão da Silva e Maria Clara Santos Souza, ambas de 11 anos. Uma terceira pessoa quase se afogou nessa ocorrência. A jovem de 18 anos foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Subúrbio. Segundo a assessoria da unidade, ela recebeu alta médica nesta segunda-feira.

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que as crianças morreram após se afogarem no mar, na tarde de domingo. Policiais militares foram acionados por volta das 18h e, ao chegarem ao local, já encontraram os corpos na areia. A polícia ainda não sabe se a pessoa que sobreviveu era familiar das que morreram. 

Ainda de acordo com a Cicom, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi encaminhada ao local para remover os corpos das vítimas. Após passarem por perícia no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), os corpos estão no local aguardando as famílias para serem liberados.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do afogamento. Mas, na manhã desta segunda-feira (29), o delegado Nilton Tormes, titular da 12ª Delegacia (Itapuã), responsável pelo caso, afirmou ao CORREIO que os familiares das crianças podem ser responsabilizados pelas mortes caso seja constatada negligência. 

"Ainda não sabemos a relação entre as crianças. Mas o primeiro questionamento que podemos fazer é: o que duas crianças estavam fazendo às 18h no mar revolto deste domingo? Eu tenho filho nessa idade e não deixaria. A Marinha anunciou que os ventos estavam fortes, que as ondas eram grandes e que não era para entrar. Se a gente perceber negligência, os familiares podem ser responsabilizados", afimou Tormes.

Na tarde desta segunda, surfistas aproveitavam as ondas da praia de Piatã, no trecho em que houve o acidente. Rafael Souza, 22 anos, contou que adora essa época do ano para surfar, mas que aconselha as pessoas menos experientes a não entrarem no mar.

“Pra quem é surfista é bom porque tem muitas ondas, mas para quem não conhece é muito ariscado. Além disso, essa já é uma região em que tem muito afogamento por conta das correntes e dos buracos. Entrar no mar nesse período de inverno é muito ariscado, ainda mais criança”, contou.

As irmãs Gabriela e Letícia Almeida, de 26 e 27 anos, respectivamente, moram em Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia, e aproveitaram as férias do trabalho para visitar a tia, que mora em Itapuã. Nesta segunda, elas resolveram passear na praia, mesmo com chuva, mas não entraram no mar.

“A gente não é daqui, então, não conhecemos a praia, mas mesmo que a gente morasse não entraria. As ondas são muito fortes, e o mar está agitado. Está lindo para fazer foto, mas só isso”, contou Letícia.

Elas eram uma das poucas pessoas na areia. O mau tempo derrubou até um coqueiro que ficava na beira da praia. Sem sol, os banhistas desapareceram e os barraqueiros não foram trabalhar.

Segundo o Inema, o tempo chuvoso deve permanecer até quarta-feira (31), em todo o estado. A temperatura mínima prevista para esta segunda é de 21ºC e a máxima de 26°C. Nesta terça-feira (30), os termômetros devem marcar entre 21°C e 27°C.