'É um clima de insegurança' dizem funcionários do Othon Palace

Hotel deve fechar as portas no próximo mês

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

A notícia do fechamento do hotal Bahia Othon Palace, localizado no bairro de Ondina, pegou os funcionários de surpresa. Eles sequer sabiam da decisão do Conselho Diretor do estabelecimento turístico de fechar as portas de um dos mais tradicionais hotéis da capital baiana no próximo mês de novembro. O hotel tem 240 funcionários. “Pegou a gente de surpresa. É um clima de insegurança, não sabemos o que vai acontecer”, diz um dos funcionários ao CORREIO, sem se identificar. 

Se não fosse pelos veículos de comunicação, que noticiaram nesta semana que o Othon vai encerrar as atividades no dia 19 de novembro, o quadro de colaboradores só ficaria sabendo da decisão na próxima sexta-feira (19), quando o comunicado chegará formalmente para os 240 funcionários, de acordo com o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran. Ele já está a par da situação, assim como todo o trade turístico, que lamentou a decisão. 

Setor lamenta A Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), por exemplo, divulgou uma nota lamentando o fechamento do Othon, que já está de portas abertas há quatro décadas. 

“O encerramento das atividades de um hotel como este funciona como um ultimato para que os poderes públicos enxerguem a situação alarmante que vive a atividade turística na Bahia. Reconhecemos que há avanços, como o andamento do novo Centro de Convenções, mas o estado carece de políticas públicas para o turismo que privilegiem o investimento em infraestrutura, segurança e promoção voltados para atrações turísticas”, chama atenção a Câmara Empresarial. 

Incerteza Até o momento, garantem os funcionários, nenhuma reunião foi marcada e nenhum aviso foi emitido para os colabores que continuam trabalhando, embora o clima de incerteza ronde pelos corredores, copa e saguão do hotel. O que eles sabem até agora é que representantes da rede de hotéis devem desembarcar em Salvador na próxima terça-feira (16).

“Não sabemos o que está acontecendo. Não sabemos realmente. Se a decisão existiu foi entre a gerência geral junto com os representantes do Rio de Janeiro. O grupo tem sede lá. Ficamos sabendo pela imprensa. Esperamos que seja apenas um boato”, comenta um funcionário, temendo receber a sua carta de demissão. 

Os colaboradores não conseguem entender como o fechamento do hotel vai acontecer com a alta estação batendo na porta. Inclusive, comenta o funcionário, neste feriadão a taxa de ocupação do Othon chegou a quase 100%.

"Alguma coisa não está batendo, vem Carnaval aí, tudo... 98,5% de ocupação, sexta, sábado e domingo", comenta informando que há alguns eventos agendados para acontecer após a data em que supostamente o hotel encerrará as suas atividades. Atualmente, o Othon conta com a capacidade de receber até 3 mil pessoas.

Rede A rede de hotéis Othon foi criada pelo pernambucano Othon Lynch Bezerra de Mello, na década de 40. Hoje, a rede conta com 12 hotéis espalhados por todo o país, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife. A unidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também deve deixar de funcionar. Também há filiais em outros cinco países: França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Peru.

*Com a supervisão da editora Clarissa Pacheco