Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 27 de agosto de 2019 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
A temporada de preparativos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi a o ocasião escolhida pela startup Evolucional - especializada em ciência de dados aplicada à gestão escolar - para lançar um novo produto, o Transforme. O novo sistema tem o objetivo de fazer as escolas aproveitarem melhor os dados e acelerar a qualidade de ensino a partir do levantamento de pontos para melhoria da escola; priorização na implantação de soluções; e reuniões por meio de vídeo conferência dos gestores com a equipe pedagógica da startup. O diagnostico é feito a partir das notas que as escolas alcançam no Enem. A empresa foi fundada em 2014 em Campinas e atualmente está presente em 2.200 escolas (todas privadas) de 720 cidades em todo o país. Na Bahia, atendem a 197 escolas localizadas em 70 municípios. A startup, uma representante das chamadas Edutechs, que aliam educação e alta tecnologia, registrou crescimento de 300% desde o início de sua operação. Sua busca é a de inovar a gestão de escolas a partir do uso do que chama de ``educação baseada em evidências´´, uma metodologia baseada em dados usada para orientar decisões gerenciais. Para isso, a empresa realiza simulados - e também outros sistemas de ensinos, alguns em fase de experiência – para medir as competências dos estudantes e fazer evoluir a qualidade de ensino das escolas e a expertise dos alunos, mostrando em quais matérias cada um dos adolescentes melhor se desenvolve. Um dos carros chefes da startup é o simulado do Enem: só no ano de 2018 a Evolucional realizou 800 mil simulados em quase 2 mil escolas privadas (parceiras) de todo o país. Com o sistema avançado e o uso do TRI (Teoria de Resposta ao Item) empresa alcançou 99,7% de precisão em relação à nota real do exame. A escola que ficou em primeiro lugar na média geral do exame, o colégio Farias Brito, de Fortaleza (CE), é parceiro da startup. >
Percebemos que os simulados existentes não davam uma precisão correta para o estudante. Muitas vezes, ao realizar simulados a nota era uma e, na vida real, o resultado era completamente diferente. Com a Evolucional, a estimativa da nota é o mais próximo da que ele alcançará no Enem, assim conseguimos auxiliar de maneira assertiva na tomada de decisão do aluno”. Explica Rodrigo Amuchastegui, CMO da empresa.Live no Face debate outdoor>
Em tempos de digitalização de toda a vida, o outdoor continua como a segunda mídia mais utilizada para a publicidade em Salvador. Sua importância para o mercado é tamanha que as placas têm até um dia oficial, 31 de agosto. Para comemorar a data, a Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) realiza, depois de amanhã (29/8), às 15h30, um programa especial do programa ``Quem sabe faz a live´´, na página da entidade no Facebook. Entre os convidados para o debate estão o ex-presidente da Central de Outdoor Nacional, fundador da empresa Contato Brasil, e apresentador do programa Grandes Nomes da Propaganda, do canal Record News, Raul Nogueira Filho; o sócio fundador da VêMais Mídia Externa e também ex-presidente da Central de Outdoor Nacional, Valério Junkes; e o ex-secretário municipal de Trabalho Esporte e Lazer de Salvador e atual vereador, Geraldo Júnior. No bate-papo, serão abordados assuntos como a importância e capacidade de penetração e alcance que a mídia exterior (especialmente o outdoor) possui diante dos soteropolitanos, situação da regularização dos outdoors na capital e o futuro desse formato de mídia na Bahia. O `´Quem sabe faz a live´´ vai ao ar semanalmente, às terças, e é apresentado por Léo Sampaio. >
Futebol no shopping >
O Parque Shopping Bahia – previsto para ser inaugurado até dezembro em Lauro de Freitas - vai receber a única operação da Paris Saint Germain Academy do estado. Será um espaço de 8 mil m² voltado para o ensino de futebol a partir de metodologia desenvolvida pela equipe técnica do clube francês. A academia terá quatro campos de Fut 7 e um campo de Fut 11, além de6 quadras de areia para aulas de futevôlei, vôlei de praia e beach tênis. A academia também vai oferecer um espaço de coworking (escritório compartilhado) para que pais e mães possam trabalhar enquanto as crianças fazem as aulas. A estrutura ainda terá vestiários masculinos e femininos com duchas aquecidas, duas operações de restaurantes e arquibancadas com 8 níveis.>
Quem sobe primeiro>
Para cumprir o objetivo de fidelizar e ganhar clientes em um mercado competitivo, a de moda e equipamentos esportivos, a Track&Field tem usado como estratégia a realização de eventos para esportistas. A aposta tem dado certo. Em dez anos de operação na Bahia, a marca saltou de uma loja – aberta em2009 no Salvador Shopping – para oito unidades, incluindo uma em Trancoso, no extremo sul do estado. E, no ano que vem, vai inauguram mais uma no mês que vem, em Feira de Santana, e outra, em 2020, em Lauro de Freitas. Só neste ano, as experiências esportivas promovidas pela Track&Field receberam a inscrição de 10 mil pessoas. Para marcar a passagem desta década, a empresa promove, pela primeira vez, uma corrida vertical (subida de escadas). O desafio – inspirado na Empire State Run-Up de Nova Iorque (EUA) – está marcada para 10 de novembro. Ganha que subir primeiro os 39 andares (143 metros) entre o térreo e o heliponto do edifício o Mundo Plaza (Av. Tancredo Neves). Quem tiver fôlego pode se inscrever no site www.tfsports.com.br>
FIQUE POR DENTRO >
Calçados - Em continuidade ao seu plano de expansão, a DiFábrica Calçados vai mudar sua marca para ser chamada agora de Diff´s. A ideia, segundo a empresa, é reforçar a tendência de moda com preço acessível. A nova fase coincide com a abertura – depois de amanhã (29/8) - de uma nova unidade na Pituba. A loja terá uma área de 1.000 m2 e gerará 86 empregos diretos e indiretos. Esta será a quinta loja na região metropolitana de Salvador, lembrando que a marca já está presente nos bairros da Calçada e Cajazeiras, além das cidades de Lauro de Freitas e Camaçari. >
Semiárido - Subsidiar a elaboração de políticas públicas e privadas para o Semiárido Nordestino. É com este objetivo que o Banco do Nordeste firmou convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Territorial. A iniciativa visa estruturar o Sistema de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial Estratégico (SITE) para a Região, com foco no desenvolvimento sustentável da agropecuária. O BNB financiará os estudos com aplicação de R$ 1,5 milhão, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). Os recursos apoiarão pesquisas e estudos, com vistas à melhoria da produtividade dos setores econômicos, de modo a potencializar negócios. O projeto será realizado ao longo de 12 meses.>
Telefonia - A TIM inaugurou, na última quinta, mais uma loja digital em Salvador. O espaço tem 120m² e equipe de 20 colaboradores para cumprir a promessa de atendimento personalizado e interatividade com produtos e serviços ofertados pela operadora. A nova loja pertence ao Grupo FACELL, responsável pela operação de 15 pontos de venda nas cidades de Fortaleza, Natal e Salvador. “Apostamos na evolução do antigo PDV (ponto de venda) para o PDX (ponto de experiência), espaço onde vamos além da comercialização e exposição dos nossos serviços e produtos”, garante Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM Nordeste. A Operadora está presente com a tecnologia 4G em 200 cidades baianas, alcançando 85% da população urbana do estado. >
BPM - A Arcos Consultoria, empresa especializada em Assessoria de Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade, Padronização de Processos e Formatação de Franquias, estará presente ao BPM DAY Bahia, que acontecerá em 24 de setembro, no Senai Cimatec. O consultor empresarial e sócio-proprietário da Arcos, Danhil Medeiros, coordenará o wokshop BPM: Primeiros Passos e Métodos para Organizar Melhor os seus Processos, aplicando a metodologia do World Café, técnica utilizada para estimular a criatividade, explorar temas relevantes e fazer aflorar a inteligência coletiva dos participantes. A padronização de processos é a solução que muitas empresas encontraram para garantir a assertividade das suas operações. Criar uma visão única do processo por meio da padronização das tarefas é cada vez mais necessário para obter a tão desejada excelência operacional. Além disso, existem outros benefícios muito atrativos para as organizações, como a redução de custos e o aumento da qualidade.>