Em ato contra guerra, crianças pintam bandeiras da Ucrânia no Rio Vermelho

Ação com alunos de escolas públicas usou materiais recicláveis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2022 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Laiz Menezes/CORREIO
. por Foto: Laiz Menezes/CORREIO

Cerca de 10 crianças de colégios públicos de Salvador se reuniram nesse sábado (1°), na Praça Mestre Bimba, no Rio Vermelho, para pintar corações nas cores da bandeira da Ucrânia. A ação, promovida pelo artista plástico André Fernandes, é uma forma de intervenção artística contra a invasão da Rússia à nação ucraniana. 

Os corações utilizados na ação são confeccionados com materiais recicláveis, nesse caso foram utilizadas garrafas pets. O artista conta que a ideia surgiu depois de ter visto crianças abandonadas, além de prédios, igrejas e hospitais bombardeados na Ucrânia. 

“Não podemos ficar inertes em casa vendo esses acontecimentos, precisamos fazer algo por aquele povo que está sofrendo tanto”, afirmou André. 

Leia também: Otan: líderes condenam invasão da Ucrânia pela Rússia 'nos mais fortes termos'

A museóloga Olga Vidal, 32 anos, mãe de uma das crianças que estavam pintando os corações, ressalta que a ação quer mostrar que o amor deve ser uma constante. “Queremos que as pessoas deixem de pensar no que nos diferencia, mas sim no que nos liga, que é o amor, esperança e a caridade entre o próximo”, destaca. 

[[galeria]]

Olga diz ainda que a intervenção também é uma forma de protesto contra a dizimação da juventude negra no Brasil. “Queremos nossos jovens vivos, com sonhos e idealizando seus projetos de vida”, finalizou 

João Paulo Fernandes, 9, afirma que gostou de ter participado da intervenção. “A Rússia está bombardeando de uma forma que não deveria bombardear, e a Ucrânia tá sofrendo muito. Eu não estou gostando disso, não”, disse a criança.