Em busca de recuperação, Bahia faz clássico com Sport, em Pituaçu

Tricolor entra em campo neste domingo (1°), às 18h15

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 1 de agosto de 2021 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Quatro jogos sem vencer, jejum de gols, situação delicada na Copa do Brasil... Os últimos dias não têm sido fáceis para o Bahia. Mas neste domingo (1°), o tricolor vai ter que deixar todos os problemas de lado para dar a volta por cima e iniciar a reação na temporada.

A partir das 18h15, o Esquadrão recebe o Sport, no estádio de Pituaçu, em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Estacionado nos 17 pontos, o Bahia precisa vencer o clássico nordestino para seguir na primeira parte da tabela e se manter na briga por uma vaga no G6, o grupo das equipes que se classificam para a Libertadores.

Diante da má fase e dos resultados ruins, o técnico Dado Cavalcanti ainda busca o time ideal após perder peças importantes. Por isso, tem feito experiências na equipe. Contra o Atlético-MG, o goleiro Danilo Fernandes e o atacante Ronaldo ganharam a posição de titular. O goleiro tem presença confirmada no confronto, já que ganhou a posição de Matheus Teixeira por ser mais experiente.

A dúvida fica no ataque. Se optar por manter Ronaldo entre os 11 titulares, o meia-atacante Rodriguinho permanecerá no banco de reserva, enquanto Rossi e Gilberto vão compor o restante do trio ofensivo.  

Além da mexida nas peças, o técnico Dado Cavalcanti projeta contra o Sport um jogo diferente do que o Bahia fez nos dois últimos confrontos com o Atlético-MG. Para ele, o Leão pernambucano deve apresentar postura defensiva em Pituaçu, o que forçará o Esquadrão a tomar a iniciativa e propor o jogo.

"Já sabemos que vamos enfrentar um adversário muito diferente do Atlético em termos até de modelo de jogo. O Sport é um time mais reativo, que espera mais, usa mais os contra-ataques. Vamos revendo os filmes que já assistimos em jogos contra América-MG e Juventude”, disse o treinador.

"A tendência é que eles se fechem um pouquinho mais. A gente precisa, sim, agredir, ser protagonista, colocar a bola no chão, fazer andar, levar essa bola de trás até a frente, para a gente voltar a vencer, voltar a ter tranquilidade, manter a confiança de que estamos fazendo um bom campeonato. Apenas saímos um pouquinho do trilho e vamos retornar rapidamente para que a gente consiga ter mais força e confiança para a sequência do campeonato", completou.

Do outro lado, o Sport chega ao confronto bastante desfalcado. O clube pernambucano tem liberado jogadores para aliviar a situação financeira. Nesta semana, o zagueiro e capitão Iago Maidana acertou a rescisão e deixou a Ilha do Retiro.

Fora isso, o técnico Umberto Louzer perdeu outros oito atletas. Machucados, Thiago Neves, Neilton, Sander, Leandro Barcia, João Igor e Betinho ficaram no Recife. Já o volante Marcão e o meia Gustavo estão suspensos.

A situação na tabela também não é animadora. Com 11 pontos, o rubro-negro inicia a rodada na 16ª colocação, empatado com o São Paulo, primeira equipe dentro do Z4. Se não vencer o Bahia fora de casa, o rubro-negro pode entrar na zona.

Confira as prováveis escalações: 

Bahia: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Jonas, Patrick e Daniel; Rossi, Gilberto e Rodriguinho (Ronaldo). 

Sport: Mailson, Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Chico;  Ronaldo, José Welison, Thiago Lopes; Everaldo, Mikael , Paulinho Moccelin