Em dia mais frio do ano, Salvador tem sensação térmica de 17,5ºC: 'E pode piorar'

Já no interior da Bahia, temperatura chegou a 10,4ºC

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 11:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução / Twitter

Agosto, mês mais frio do ano em Salvador, mal chegou e já ‘lançou a braba’ logo em seu quarto dia, registrando a temperatura de 20,4ºC, mais baixa de 2020. Mas esse nem chega a ser o número mais impressionante. O ‘frio do estopô’ enfrentado por soteropolitanos desacostumados fica claro ao vermos a sensação térmica, que chegou a 17,5ºC, segundo o Inmet, nesta terça-feira (4).

Na verdade não está acontecendo nada de anormal. Apesar de parecer que, de repente, acordamos em Belarus e ninguém nos avisou, a temperatura está normal e dentro do esperado para esse período do ano entre julho, agosto e a primeira quinzena de setembro.

“Acontece que o soteropolitano sempre esquece que aqui existe um período do ano que realmente é mais frio. Como temos três estações que são bem quentes, quando o inverno chega sempre dá a impressão que é o maior frio da história, sendo que não é bem assim. Em 2017 e 18, por exemplo, tivemos temperaturas ainda mais baixas, na casa dos 18ºC e 19ºC”, teorizou a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria Silva.

E quem está animado com a rara possibilidade de tirar a coleção outono/inverno do armário, não precisa de agonia. Temos ainda mais um mês pela frente com temperaturas mais baixas, tempo mais que suficiente para sair com o ‘look europeu’ - acompanhado de máscara e com álcool em gel no bolso do capote, claro. 

“Estamos só no começo deste período mais frio que, novamente, é dentro do esperado. Ele é causado por sistemas de alta pressão que, a depender de seu posicionamento sobre o país e o oceano, favorece a formação desses ventos na Bahia, deixando o tempo mais frio”, detalha Cláudia Valéria.

Esses ventos estão baixando a temperatura em todo o estado. Em Vitória da Conquista, por exemplo, chegou a fazer 10,4ºC nesta madrugada. Já em Feira de Santana teve frio de 18,5ºC. Entretanto, o recorde de 2020 pertence a Correntina, no Oeste da Bahia, que registrou 9,8ºC no dia 31 de julho.

FAQ

Então, Prima Júlia (que não é, até onde sei, minha parente), na verdade é normal sim, conforme explicamos acima. Até a chuva, em 2020, está abaixo da média. Em julho, por exemplo, eram esperados 208 mm em Salvador e choveu apenas 168mm.

Caro Lê, acabei de checar aqui no Google e Salvador continua no mesmo lugar, apesar de parecer que tal mudança geográfica realmente ocorreu. Pode ficar tranquilo.

Beatriz, A.K.A. Potoque, imagino que suas amigas, assim como qualquer ser humano, acordaram graças a uma incrível técnica chamada abrir os olhos. Brincadeiras à parte, creio que a sua pergunta não foi literal, então respondo dando razão às pobres Camila e Gabriela. Afinal, fazer exercício é uma ótima forma de se aquecer nesse frio da peste.

Problemas

'Rôi, Letícia né?'. De fato trata-se de uma uma Escolha de Sofia - ou melhor, ‘escolha de sou fria’.

Miga, não é porque seu nome é Lysa que sua perna também tem que ser. O ser humano evoluiu por milhões de anos para ter pelos que o protege do frio para você chegar e arrancá-los justamente quando precisa deles. Mas tudo bem, sem julgamentos por aqui.

Gg, espero que você, assim como nosso querido leitor, agora esteja.