Em duelo atrasado, Bahia recebe o Ceará em 'decisão' no Brasileirão

Tricolor entra em campo nesta quarta-feira (27), às 19h, na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Em ritmo de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Bahia tem mais um duelo importante pela frente na Série A. Nesta quarta-feira (24), o Esquadrão recebe o Ceará, às 19h, na Fonte Nova. O jogo é atrasado da 23ª rodada da competição, mas vale muito para o tricolor. 

Bahia e Ceará estão colados na tabela de classificação. Enquanto o time baiano é o 15º colocado, com 31 pontos, o alvinegro aparece na 14ª posição, com apenas um ponto a mais. Por isso, se vencer hoje, o tricolor não só ultrapassa o adversário como vai conseguir abrir cinco pontos para a zona de rebaixamento. 

Aliás, é importante destacar o cenário em que as duas equipes vivem no Brasileirão. Se a partida tivesse acontecido no dia dois de outubro, data original, os tricolores, com certeza, teriam ficado preocupados. 

Ainda sob o comando de Diego Dabove, o Bahia estava há três jogos sem vencer e completou a quarta partida de jejum ao cair para o Corinthians, fora de casa. O confronto em São Paulo foi o ponto final do trabalho do argentino, substituído por Guto Ferreira. 

Agora, o sentimento entre os tricolores é completamente diferente. Sob o comando de Gordiola, o Esquadrão recuperou a competitividade e ostenta quatro jogos sem saber o que é derrota. Além disso, o clube voltou a contar com a presença da torcida na Fonte Nova. Diante do Ceará, a capacidade do estádio foi ampliada de 30% para 50%. O clube poderá ter 22.500 torcedores nas arquibancadas.

“A torcida é importantíssima para a gente. Vimos nos jogos contra Palmeiras e Chapecoense toda a animação do torcedor, nos apoiando, nos levantando na situação que a gente estava. Poderia ser o contrário, mas o torcedor veio, nos deu força. Isso ajuda dentro de campo”, disse o zagueiro Luiz Otávio. 

Enquanto isso, o Ceará chega a Salvador bastante pressionado. O Vovô conquistou apenas uma vitória nos últimos 13 jogos. Já são seis partidas sem  vencer e uma derrota hoje coloca o alvinegro de vez na luta contra o rebaixamento. 

Vale destacar que o confronto vai marcar o reencontro entre Guto Ferreira e o Ceará. Guto foi o técnico da equipe alvinegra entre março de 2020 e agosto deste ano, quando foi demitido durante o Campeonato Brasileiro. 

Base mantida Para o duelo, o técnico Guto Ferreira vai continuar sem o meia Lucas Mugni. Depois de cumprir suspensão na rodada passada, o argentino reclamou de dor na coxa e nem participou do treino de ontem, na Fonte Nova. 

Assim, Guto deve manter a base da equipe que venceu a Chapecoense por 3x0, com o ataque formado pela dupla Gilberto e Rodallega. A escalação final só vai ser divulgada minutos antes do início da partida.  

Confira as prováveis escalações: 

Bahia: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel, Raí Nascimento e Juninho Capixaba; Rodallega e Gilberto. Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Marlon; Erick, Vina e Lima; Cléber.