Em época de dólar caro, troca de casa é opção para viagem 50% mais barata

Por Flávio Oliveira*

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 12 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em época de dólar a mais de R$ 4 em casas de câmbio, morar na Bahia ajuda a quem quer viajar para a Europa pagando até 50% menos. Isto porque estamos no estado mais procurado por europeus  que aderiram à novidade de troca de casas. A informação é da plataforma BeLocal Exchange, especializada nesta nova modalidade de turismo. O aplicativo conta, atualmente, com 100 imóveis baianos cadastrados,  o que representa 10% de todos os imóveis cadastrados na ferramenta. Em quase dois anos de existência, a BeLocal já realizou 35 trocas de casa na Bahia. Ainda segundo a empresa, a troca de casas pode cortar pela metade os custos de uma viagem de duas semanas de uma família de 4 integrantes.

A BeLocal Exchange foi fundada pela carioca  Andrea Aguiar. Ela viu no modelo, antes de uma oportunidade para empreender, uma nova forma de viajar. Em 12 anos, fez 15 troca de casas (cedeu a sua para turistas de diversas partes do Brasil e do Mundo enquanto ocupava a deles).  Desde que foi criada, a plataforma já soma mais de 1 mil casas cadastradas em todas as regiões do Brasil. Andrea garante que a prática – cada vez mais comum na Europa- tem atraído os brasileiros. “Estimulamos nossos associados a buscarem trocas internas já que o  Brasil tem paisagens únicas e permite viagens mais curtas nos finais de semana e feriados”, diz. Ela defende o potencial que a troca de casas tem para a Bahia e para os baianos. “Percebemos que a Bahia atrai muito o turista, especialmente franceses que querem curtir o sol e as praias. E nossos associados baianos têm também a chance de curtir férias em vários destinos franceses”, garante 

Como funciona -  A plataforma da BeLocal está disponível em português, espanhol, inglês e francês. Para fazer parte dessa rede de troca, é preciso acessar o site www.belocalexchange.com, cadastrar a casa e inserir fotos. Só assim será possível pesquisar as casas disponíveis nos destinos de escolha. Os associados combinam datas da troca, que podem ocorrer num mesmo período ou em momentos diferentes. Somente ao final, o associado paga a anuidade para a ferramenta.

Experiência de compra

Oferecer uma experiência de compra memorável é apontada como forma de atrair e fidelizar clientes e por isso esta é uma preocupação cada vez maior de empresários do varejo. O Outlet Premium Salvador, localizado na estarda do Coco, em Camaçari, é  mais um empreendimento a apostar na tendência e implementou o SMART, acrônimo de Serviço de Monitoramento, Atendimento e Relacionamento com o Target e que forma a palavra inglesa para esperto ou inteligente. A ideia é otimizar o antendimento físico ou digital -  e consequentemente a experiência - do consumidor que quer comprar no shopping. Assim, o cliente terá a disposição uma equipe para tirar todas as suas dúvidas em relação ao produto pesquisado, como preço, tamanho, cores e diponibilidade, por exemplo. A equipe também vai apresentar produtos e promoções.

A nova ferramenta vai funcionar também para formar e ampliar  a base de dados para o marketing da rede outlet premium, uma vez que o serviço coletará mais feedbacks do público, possibilitando, assim, a melhor adequação de seus serviços aos clientes dentro dos empreendimentos e em suas redes sociais. O objetivo é o de personalizar a experiência de cada consumidor. O SMART funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados ou em períodos de funcionamento especial do shopping. O serviço já está em pleno funcionamento em outras unidades do Outlet Premium: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.   

Assaí premia empreendedores

A rede Assaí Atacadista, está lançando o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios. A inciativa conta com a parceria do Instituti Grupo Pão de Açúcar (GPA). Segundo a empresa, o objetivo é proporcionar conhecimento, reconhecer as habilidades, capacitar e premiar o desempenho de microempreendedores em todo o Brasil. A honraria é voltada exclusivamente para quem trabalha no segmento de alimentos, público-alvo da rede. A premiação abrange três categorias: pessoas que vendem por encomenda, vendedores ambulantes e vendedores com ponto fixo. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e possuir pelo menos um dos certificados dos cursos disponíveis na plataforma online da Academia Assaí Bons Negócios (www.academiaassai.com.br) . A inscriçãodeve ser preenchida no site www.premioacademiaassai.com.br até 30 de junho.  Serão selecionados 15 empreendedores, vão para a cidade de São Paulo participar de uma semana de treinamento presencial entre 27 e 31 de agosto de 2018. Uma banca julgadora elegerá os três vencedores, sendo um de cada categoria. Os vitoriosos receberão um prêmio de R$ 10 mil, mentoria individualizada por seis meses e um vídeo comercial do seu empreendimento.

FIQUE POR DENTRO 

Acqua Aroma - A Acqua Aroma, marca baiana que é única rede de franquias do Brasil especializada em perfumaria para casa, inugurou ontem mais uma loja no estado de São Paulo. A unidade fica no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos (SP). É a segunda operação da marca no rico interior paulista. A primeira foi inaugurada em dezembro do ano passado em São Caetano do Sul no Park Shopping São Caetano.  

Cia do Terno – A empresa mineira abri, no próximo dia 20, em Jequié, sua sua 12ª loja na Bahia. A unidade  fica no Shopping Boulevard. Agora, no total, a marca vai somar 1,2 mil funcionários e 180 lojas próprias em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Santa Casa – Robério Almeida é o novo Superintendente de Saúde  da Santa Casa da Bahia. Com ampla experiência na área de gestão hospitalar, ele assume o cargo  com o objetivo de conquistar a acreditação Qmentum Internacional e dar continuidade à política de melhoria contínua dos processos internos para garantir a melhor experiência de cuidado aos pacientes.