Em posse de faca, estudante da Ufba ameaça colegas e gera pânico

Funcionários também foram intimidados; Samu foi chamado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 16:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Leitor CORREIO

Foto: Leitora CORREIO Alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) passaram por momentos de tensão no início da tarde desta quinta-feira (4), após um estudante da instituição chegar ao Pavilhão de Aulas da Federação V (PAF-V), em Ondina, em posse de uma arma branca. 

Testemunhas ouvidas pelo CORREIO, no local, relataram que o jovem estava com uma faca e tinha marcas de corte nos braços.

Ao chegar no PAF-V, o jovem ameaçou alunos e funcionários, gerando correria e um princípio de tumulto.“Eu estava subindo a escada do lado dele na hora. Ele tava acompanhado de uma menina. Quando a gente estava subindo a escada, percebi que ela tava acenando para os seguranças, aí eu vi que ele tava com um corte no pescoço e algumas marcas no braço”, contou um aluno, que pediu para não se identificar.O prédio foi evacuado por servidores. Estudantes que chegaram ao local sem saber da situação ficaram em dúvida sobre o andamento das aulas, mas foram esclarecidos que as atividades estavam suspensas. Até as 16h30 o acesso ao PAF-V ainda estava proibido.

Segundo uma das estudantes, o jovem já tinha agido de maneira semelhante nessa quarta. “Eu nem sabia que teve de novo. A mesma situação aconteceu ontem, mas a família não permitiu a internação. Cheguei aqui agora e vi que se repetiu”, contou a aluna de Zootecnia, que também pediu anonimato.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e o jovem deve ser encaminhado para um hospital, onde vai aguardar a família. Ninguém ficou ferido na situação.

Pressão psicológica Uma das colegas do rapaz informou que ele é aluno do Bacharelado Interdisciplinar (BI) de Saúde, e que tentará uma vaga no curso de Medicina. Ela acredita que a concorrência imposta aos alunos que tentam migrar para Medicina explica a condição psicológica do rapaz."Os alunos do BI de Saúde sofrem uma pressão psicológica muito grande, principalmente quando se aproxima o semestre de migração. A gente vive sufocado com essa concorrência cruel, descabida que só acontece no BI Saúde", diz a colega do rapaz, ao comentar que a maioria dos alunos querem migrar para Medicina.Ela critica a coordenação do BI e da universidade, a quem acusa de "não fazer nada pra mudar essa realidade".

No ano passado, o CORREIO publicou uma reportagem sobre a guerra psicológica travada entre os alunos que querem Medicina e os esquemas utilizados por alguns para 'subir' as notas que irão definir os selecionados.

"No meio desse processo, os alunos adoecem psicologicamente. Muitos estudantes aqui sofrem com essa situação. Esse surto é um reflexo da situação que estamos inseridos. Essa pressão existe por causa da pouca quantidade de vagas e da competição exacerbada que existe aqui entre os estudantes de BI Saúde", observou a colega do jovem.

Em nota, a assessoria da Ufba confirmou que o incidente aconteceu nas dependências do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (Ihac), que utiliza o PAF-V, e que o rapaz foi assistido através do Serviço Médico Universitário (Smurb) "que prestou o primeiro atendimento até que o Samu chegasse". "Depois disso ele foi encaminhado para um hospital e a família foi comunicada", declarou a instituição.

*Com supervisão do editor João Galdea.