Em que empreender em Salvador

Por Flávio Oliveira

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 15 de maio de 2018 às 05:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Empreender é sempre uma aventura, seja por vocação ou por necessidade. Ainda mais em um país como o Brasil, onde o ambiente para negócios é hostil levando-se em conta aspectos como carga tributária, infraestrutura deficiente, burocracia e dificuldade de acessoa ao crédito – entre outras. Ainda assim, o brasileiro é um empreendedor nato. Mas quem quer investir em um negócio próprio, principalmente aqueles que vão investir suas economias e parcelas rescisórias -precisa ficar atento para não perder o pouco dinheiro que tem. Estudo do Sebrae-Ba identificou as seis áreas de negócios mais promissoras para 2018. São elas o Comércio de alimentos e bebidas (a exemplo de casa de chás, lanchonetes, venda de alimentos preparados, quentinhas, etc.); Construção (pequenas reformas, pintura e instalação ou manutenção de redes elétricas); e Serviços pessoais (cabeleireiros, manicure e estética em geral); Marketing digital, Entretenimento (casas de festa, organização de feiras e eventos); e Economia colaborativa e circular (brechós e outros empreendimentos que façam a reutilização de produtos, resíduos, etc.).  

Cenário -  Estas informações são importantes sobretudo por causa do cenário brasileiro apresentado pela última Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) Continua, que aponta que o desemprego voltou a crescer no país, atingindo 13,1% da população. Outro dado preocupante do estudo apresentado na sexta-feira (27/4) é o de que o número de trabalhadores formais (com carteira assinada) chegou ao menor nível em seis anos. Este cenário pressiona o chamado empreendedorismo por necessidade, que é aquele feito por pessoas nem sempre preparadas para abrir um negócio próprio e que é motivada não por vocação mas sim pelo imperativo de ter alguma renda para garantir o sustento da família e por isso próximo do insucesso. Um levantamento feito pela área técnica do banco Santander indica que só neste ano, serão abertas 2,5 milhões de novas empresas no Brasil. Ainda segundo o banco, em 2018 devem ser abertas 2 milhões de novos postos de trabalho no país, sendo cerca de 2/3 delas geradas pela atividade empreendedora. 

Receita - O analista do Sebrae-Ba Anderson Teixeira, tem uma receita que pode garantir o sucesso para todos aqueles que querem ou precisam empreender. Ela é baseada na resposta a duas perguntas que os futuros empresários devem se fazer: 'Como está o mercado para o produto ou serviço que pretendo vender?' e 'O que o meu potencial cliente está precisando e não está encontrando?' A partir daí, é possível fazer um estudo de mercado e um plano de negócios capazes de dar ao empreendedor segurança e maior possibilidade de sucesso.

Amo é certificada por entidade americana

A Clínica AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, passou a ser a segunda em todo o Brasil e a sexta fora dos Estados Unidos a receber a certificação QOPI (Quality Oncology Practice Initiative), concedida pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology, ASCO®), apontada como sendo a principal organização profissional de oncologistas do mundo. O selo atesta o cumprimento dos padrões econhecidos internacionalmente quanto a cuidados oncológicos de qualidade e tem duração de três anos. “Estamos muito orgulhosos por sermos uma das primeiras instituições do Brasil a receber a certificação QOPI. É o reconhecimento de um longo trabalho de busca pela qualidade na atenção ao paciente com câncer e mostra como a nossa equipe atua de forma integrada e atualizada dentro dos mais rigorosos padrões internacionais”, afirma o diretor médico da clínica, Alex Pimenta.

Economia no vale-transporte

A empresa baiana Nutricash, que trabalha com gestão de benefícios ao trabalhador, vai testar um novo produto durante três meses em Salvador antes de oferecê-lo para as empresas que são suas clientes em todo o Brasil. Trata-se do Nutricash Gestão em Mobilidade, um sistema pensado para melhorar a gestão do vale-transporte e reduzir em até 35% os custos empresarias com este benefício. Por meio do novo sistema será possível avaliar as diversas variáveis que envolvem o vale-transporte, como o itinerário de cada funcionário e o consumo dos saldos de passagens, de modo que a empresa desembolse somente o crédito correspondente à necessidade dos colaboradores. 

FIQUE POR DENTRO

Banco do Nordeste - O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) recebeu, na última sexta (11/5), o Certificado Indicador de Governança (IG-Sest), iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que reconhece o desempenho da qualidade de governança das empresas estatais federais. O IG-Sest analisa três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. O resultado permite classificar a empresa estatal em quatro níveis. O nível 1, conquistado pelo BNB é o melhor possível.

Über – Depois de percorrer 165 mil km em 15 cidades brasieliras, o Über começou semana passada a mapear Salvador. O trabalho é realizado por mais de uma dezena de veículos equipados com dispositivos de alta tecnologia, como receptores, radares a laser e câmeras de alta precisão. O objetivo é que o mapa da capital baiana atualizado pela própria empresa melhore a experiência do usuário com o aplicativo, ajudando a melhorar a localização dos usuários e das estimativas de horários de chegada e valor da corrida. 

InovaBra – A baiana MaxxMobi, plataforma de multiatendimento ao cliente feito por Whatsapp e Telegram é um das sete startup brasileiras finalistas da 4ª edição do programa inovaBra startups, criado para descobrir projetos inovadores que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação no setor de produtos e serviços financeiros. Neste ano, o programa recebeu 1.517 inscrições . 

Logística – Termina hoje o prazo de inscrições para o programa Conecta, iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o grupo BMG, que pode ser feita pelo endereço http://conecta.cnt.org.br. O objetivo é selecionar e impulsionar startups com projetos inovadores para o setor de transporte e logística do Brasil. O benefício para os selecionados é um aporte financeiro que pode chegar a R$ 460 mil por empresa, aceleração internacional no Vale do Silício (Estados Unidos), mentorias e capacitação na  Fundação Dom Cabral (FDC), considerada a melhor escola de negócios da América Latina e 12ª do mundo segundo o Financial Times. 

Segurança cibernética – Quatrocentos executivos das indústrias de petróleo, química, energia, água, gás, transportes, governo e especialistas internacionais estão reuidos a partir de hoje em Salvador para discutir a segurança cibernética industrial.  Entre os temas tratados na 3ª Conferência Latino-Americana de Segurança em SCADA, sistema que gerencia a maior parte das infraestruturas críticas no mundo, está a indústria 4.0, computação cognitiva, inteligência artificial, gestão de riscos e segurança de dados.

Negócios digitais – Depois de amanhã (17/5) acontece o primeiro Encontro de Negócios Digitais em Salvador. A iniciativa da Hostnet Salvador pretende reunir interessados em empreendedorismo, vendas online, marketing digital e automação de marketing para formar uma rede de empreendedores de diversas regiões do Brasil, estimulando o empreendedorismo, o networking e o compartilhamento de experiências. A programação deste evento específico é dedicada à orientação de uso de ferramentas livres que auxiliam na impulsão de negócios criados na internet. 

Sauípe – O Grupo Rio Quente, de Goiás e que recentemente adquiriu o Complexo de Sauípe, no nosso Litoral Norte, anunciou Flávio Moteiro como novo responsável pela operação de todos os resorts do grupo. No cargo de  diretor de Experiência Operações Corporativo, Monteiro terá como missão consolidar os processos operacionais de integração e acompanhar de perto o projeto da nova conceituação de produtos que será anunciado, ainda este ano, em Costa do Sauípe. O executivo vai responder a Francisco Costa Neto, CEO do Grupo.