Empresas Top of Mind serão premiadas hoje

Pesquisa revelou as 40 marcas mais lembradas pelos consumidores soteropolitanos; veja a lista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2018 às 06:01

- Atualizado há um ano

Hoje é um dos dias mais importantes do marketing e da publicidade baianas. As 40 marcas mais lembradas pelos consumidores de Salvador vão receber o troféu ds 23º edição do prêmio Top of Mind Salvador - a mais longeva honraria do mercado de comunicação baiano -, em evento agendado para as 20 horas no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. 

Entre as marcas premiadas estão, entre outras, Colchões Ortobom (77,6%), Brasilgás (77,1%), Café Maratá (40,4%), Oi (41,1%),  Arroz Tio João (36,1%), Banco do Brasil (31,4%) e  Atacadão (30,1%). A lista completa pode ser vista abixo.

Todos os vencedores foram escolhidos com base num levantamento realizado no final de 2017 pela Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, empresa organizadora da premiação. O levantamento realizou entrevistas pessoais e aplicou questionários a um grupo de 1.224 consumidores. A amostra foi segmentada por cotas de sexo, faixa etária e classe social. 

Para o organizador da premiação e sócio-diretor da Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, Ênio Carvalho, o prêmio Top of Mind (que é dado à marca mais lembrada em primeiro lugar pelos consumidores) é uma consequência do trabalho de comunicação e relacionamento das empresas ao longo dos anos. E revela que, quando o consumidor lembra de uma marca em primeiro lugar, é esta marca a sua primeira opção de consumo caso se decida pela compra. E por isso, a pesquisa por trás do prêmio se constitui em uma importante ferramenta de gestão dessa marcas. “Cada um quer deixar sua marca na lembrança dele (consumidor). Se você é lembrado é consumido”, destaca Carvalho. 

Em seus 23 anos de atuação, o evento que conta com a parceria do CORREIO se consolidou no mercado como um reconhecimento às empresas que sabem se posicionar melhor diante do seu consumidor. “São informações estratégicas, afinal, nenhum mercado está ganho. Não se faz marketing de fora para dentro. O Top é um farol. A pesquisa dá um indicador que ilumina onde a empresa pode se desenvolver e que estratégia é capaz de alcançar este cliente”, analisa Ênio.  

Confira a lista completa de vencedores:

1. Academia de ginástica:  Well - 6,7%

2. Agência de viagem:  CVC - 22,4%

3. Arroz: Tio João - 36,1% 

4. Autoescola: União - 7,8% 

5. Banco: Banco do Brasil - 31,4%

6. Café: Maratá - 40,4%

7. Clínica de olhos: Day Horc - 4,1%

8. Clube de lazer: Sesc - 11,8%

9. Construtora de casas e apartamentos: Tenda - 10,3% 

10. Copiadora: Copyart - 18,3%

11. Curso de língua estrangeira: CCAA - 21,1% 

12. Delicatessen e padaria: Perini - 14,5% 

13. Empresa que transporta passageiro: Integra - 15,8% 

14. Empresa que vende alimentos em atacado: Atacadão - 30,1%

15. Escola particular: Anchieta - 4,1% 

16. Faculdade ou universidade particular: Unijorge - 16,3%

17. Farmácia: Sant’ana - 35,3% 

18. Feijão: Kicaldo - 26,0%

19. Gás de cozinha: Brasilgás - 76,1%

20. Grande shopping: Salvador Shopping - 27,6%

21. Hospital particular: Aliança - 15,4% 

22. Hotel: Hotel da Bahia - 8,3% 

23. Laboratório de análises clínicas: Labchecap - 13,6%

24. Leite: Ninho - 32,4%

25. Livraria: Saraiva - 25,7%

26. Loja de artigos do lar e decoração: Le biscuit - 9,3%

27. Loja de autopeças: O Baratão - 5,4% 

28. Loja de eletrodoméstico e eletrônicos: Ricardo Eletro - 31,0%

29. Loja de material de construção: Ferreira Costa  - 14,1%

30. Loja de produtos para animais domésticos: Agromix - 3,4%

 31. Loja de tortas, bolos e doces: Doces sonhos - 14,4%

32. Marca de colchão: Ortobom - 77,6%

33. Operadora de telefonia celular: Oi - 44,1% 

34. Ótica: Diniz - 10,3%

35. Pizzaria: Pizza Hut - 12,3%

36. Restaurante de alto padrão: Boi Preto - 5,4%  

37. Revenda de carros novos: Sanave - 4,7%

38. Revenda de motos: Motopema - 4,7%

39. Sabão em pó: Omo - 80,4%

40. Supermercado: Bompreço - 33,2%