Empresas usam realidade virtual para apresentar 'experiências únicas' aos clientes

O ambiente virtual possibilita a criação de conteúdos mais personificados, fazendo com que o cliente sinta parte do conteúdo e vivencie a experiência, como se ele estivesse lá

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 21:00

- Atualizado há um ano

Foto: DivulgaçãoCom o público cada vez mais antenado e voltado para as novas tecnologias, as empresas de diversos ramos buscam inovar usando a recursos inovadores para apresentam seus produtos ou serviços. É onde entra a realidade virtual, tecnologia avançada que, mesmo em forma de vídeo institucional, dá para mostrar como funcionam linhas de produção dentro de uma fábrica, mostrar em 360 graus um empreendimento imobiliário, ou até mesmo apresentar o dia a dia dos colaboradores dentro da empresa.

A forma diferenciada de apresentar o conteúdo proposto da forma mais interessante possível virou demanda obrigatória para algumas empresas. Como é o caso das agências de publicidade. O setor têm investindo forte nesse tipo de divulgação.

“Vendo esse nicho inexplorado, além de captações de vídeos 360 onde as empresas podem divulgar esses filmes interativos no Youtube e Facebook, nós criamos estações modulares de realidade virtual, que permitem levar um novo tipo experiência aos seus clientes nas ativações, sendo elas em feiras, eventos, congressos, simpósios e lançamento de produto. As empresas estão em busca de levar experiências únicas e marcantes ao seu consumidor o tempo todo”, conta Fabio Costa, CEO da agência Casa Mais 360, pioneira em ativações de realidade virtual com vídeos em 360 graus na capital paulista.

A estação modular citada por Costa, se trata de um local estilizado de acordo com a ação de marketing do cliente, onde o público interage com a campanha em realidade virtual, geralmente utilizando os óculos Samsung Gear VR ou Oculus Rif acoplados ao rosto juntamente com o fone de ouvido potente, para deixar o expectador em uma situação totalmente imersiva.

O mesmo vídeo transmitido nos óculos é exibido na televisão que fica acoplada na parte superior da estação, possibilitando assim que as pessoas que estão na fila consigam ver a interação que está ocorrendo, atraindo a atenção e dando um pequeno preview do que o expectador está assistindo nos óculos de realidade virtual.

O ambiente virtual possibilita a criação de conteúdos mais personificados, fazendo com que o cliente sinta parte do conteúdo e vivencie a experiência, como se ele estivesse lá.