Ensaio do Ilê Aiyê leva Maria Gadu, Jau e Olodum à Senzala do Barro Preto

Apesar de apoios, Vovô diz que se o Ilê não conquistar novos patrocínios, em 2020, o afro só desfilará dois dias

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 24 de fevereiro de 2019 às 23:00

- Atualizado há um ano

O fim de semana que antecede o Carnaval foi uma verdadeiro esquente da folia em Salvador e um dos lugares mais concorridos foi o ensaio do Ilê Aiyê, que há três deixou de ser realizado no sábado e passou a ser feito no dia seguinte. Nesse domingo, o mais belo dos belos teve como convidados Maria Gadu, Jau e o Olodum. Quem abriu a festa na Senzala do Barro Preto, na Ladeira do Curuzu, na Liberdade, foi a banda Filosofia de Quintal.

Estreante no ensaio, a coordenadora de administração Tatiana Gomes, 37, aproveitou o domingo para curtir com a família toda, inclusive, a filha Aiala, de 04 anos. “A família de meu marido é super fã do Ilê e, pelo visto, será uma admiração passada de pai para filha”, gracejou ao ver a pequena Aiala fazer caras e bocas para as fotos na frente da Senzala. 

Quem também estava estreando na folia foi o cientista da informação Stephen Craig, 42, que aproveitou a temporada de férias na Bahia para conhecer o ensaio do Ilê Aiyê. “Já estive na saída do Ilê, num sábado de Carnaval nos anos 2000, mas aqui o clima é mais intimista”, disse.

Apesar da felicidade evidente dos foliões embevecidos com o toque inconfundível do afro, o presidente do bloco Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, não escondia a preocupação com o futuro do bloco. Segundo ele, se as dificuldades permanecerem, em 2020, o Ilê só desfilará no sábado e na segunda. “Acreditávamos que no ano em que o Ilê completa 45 anos, teríamos um pouco mais de tranquilidade para garantir o desfile, no entanto, não foi isso o que ocorreu”, diz. 

O carnavalesco afirma que apesar da visibilidade do bloco, do carinho dispensado ao mais belo dos belos, isso não se reverte em patrocínios. “Ainda não conseguimos definir se teremos convidados esse ano, mas estamos firmes na certeza que faremos um Carnaval inesquecível”, finalizou.  

No ano do seu quadragésimo quinto aniversário, o Ilê Aiyê desfilará no sábado, segunda e terça, no Circuito tradicional do Carnaval, no Campo Grande, com o tema “Que bloco é esse? Eu quero saber”.