Ensino técnico oferece 3,2 mil vagas em 15 cursos na Bahia; veja oportunidades

Inscrições começam na segunda-feira (22) no site do Senai Bahia

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 20 de abril de 2019 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO
.

Quem sai do ensino médio pode estar habituado a buscar uma vaga no nível superior. Mas o futuro profissional não precisar estar, necessariamente, numa faculdade. Quem quer  uma opção mais rápida de ingressar no mercado de trabalho tem buscado cada vez mais os cursos técnicos. E o número de oportunidades cresce a partir dessa segunda-feira (22), quando serão abertas as inscrições para 3.280 vagas em cursos técnicos do Senai Bahia.

São 15 cursos disponíveis em Salvador e nas cidades de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Serrinha e Vitória da Conquista. A novidade para este ano é o curso de Biotecnologia, que vai ser oferecido na capital.

Das 3.280 vagas com mensalidades, 100 delas serão bolsas de estudos para alunos de baixa renda e que tiveram pontuação mínima de 550 nas cinco últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os prazos de inscrição variam de acordo com a modalidade de concorrência. Quem quer uma das bolsas tem até 18 de junho; os demais concorrentes podem se inscrever até 7 de julho pelo site do Senai-Cimatec.

[[galeria]]

Ingresso mais rápido O ingresso mais rápido no mercado de trabalho e o alto índice de aproveitamento pelas empresas estão entre as razões que mais levam pessoas a optar por um curso técnico. É o que explica a gerente de Educação Profissional do Senai-BA, Patrícia Evangelista.

“Optar por um curso técnico em detrimento de uma faculdade envolve alguns aspectos, como menor tempo de formação, menor custo, além de maiores chances de ingressar, mais rapidamente, no mercado de trabalho”, afirmou. Segundo ela, as empresas têm optado por destinar 95% das vagas de contratação para egressos de cursos técnicos: “É a certeza de contratar um profissional que já teve contato com a prática por cerca de dois anos”.

Essa foi a escolha do estudante Murilo Lima, 20 anos. Ele partiu direto do colégio para um curso técnico de Mecânica de Precisão, no Senai-Cimatec. Aos 17 anos, ele não teve pressa de ingressar em uma universidade. “Quis a formação técnica porque precisava, além de maior prática, me sentir mais bem preparado na hora de enfrentar a concorrência para um emprego”, contou.

O jovem também não imaginou o quanto a escolha mudaria a própria vida. “Já no final do curso, consegui um estágio remunerado em uma multinacional, justamente na área que sempre atuei no Senai, trabalhando com projeto mecânico”, afirmou. Para ele, “a universidade proporciona uma base mais teórica, enquanto o curso técnico já é um ensaio para atuar no mercado”, destacou.

Mesmo após a formação técnica e o estágio remunerado, Murilo não se limitou. Atualmente, ele está no terceiro semestre de Ciência da Computação, na Universidade Federal da Bahia (Ufba): “Ter tido formação técnica me proporcionou maior maturidade para encarar a faculdade. Na empresa onde faço estágio, tenho de lidar com todos os tipos de pessoas, de todas as idades, sendo desafiado dia após dia com questões de minha área”.

Escolhas Ainda que a escolha da profissão não seja irreversível, ela está entre as decisões mais importantes da vida da pessoa. Por isso, o psicólogo clínico Shalon Riker Lages fala da importância da orientação vocacional nesse processo. O psicólogo Shalon Riker Lages fala da importância de escolher bem a profissão (Foto: Acervo Pessoal) “O termo vocação vem de ‘voccare’, que vem de chamado. É o chamado que você tem para fazer alguma coisa, profissionalmente, também. É aquilo que você faz com vontade, com prazer, com alegria. Descobrir isso é absolutamente fundamental para a realização integral da pessoa”, afirmou.No caso do técnico em enfermagem Luciano Júnior, 35, a vocação era cuidar das pessoas. E a escolha de um curso técnico foi uma forma de mudar de vida e se dedicar ao amor pelo cuidado. “Optei pelo curso com o intuito de obter uma profissão, por gostar e ter amor ao próximo e passar por situações na área de saúde, principalmente, em emergência, que me fizeram perceber que era para eu estar ali”, disse.

Luciano se forma no mês que vem e já tem emprego: “Vou ser contratado no mesmo lugar onde faço estágio remunerado, que é um hospital de Salvador”, contou. Ele acredita que as perspectivas no mercado para técnico de enfermagem são boas.“Faço cursos para me diferenciar na área. Busco me destacar indo a cursos, palestras, fóruns e tenho como planos fazer especialização em emergência, UTI, centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica”, afirmou.Ele também não descarta uma faculdade no futuro: “Eu penso em, depois de me estabilizar no mercado de saúde, de adquirir meu diferencial, iniciar uma faculdade de Medicina, porque o que me trouxe para a área foi o amor por cuidar de vidas”.

Para quem não sabe se faz um curso técnico ou superior, o psicólogo Shalon também indica a orientação vocacional. “É possível, pelo perfil da pessoa, determinar se é mais vantajoso um curso técnico ou nível superior ou até se preparações avulsas seriam suficientes”, afirma. Luciano se forma no mês que vem e já tem emprego certo (Foto: Marina Silva/CORREIO) Benefícios O acesso mais rápido ao mercado de trabalho não é a única vantagem do curso técnico. Segundo Patrícia Evangelista, do Senai-BA, que estuda no Senai-Cimatec, por exemplo, tem o acompanhamento de um Núcleo de Carreira Profissional, que divulga as vagas do mercado aos alunos, auxiliando, também, na elaboração de currículo.

“O aluno não fica restrito ao exercício profissional, já que é motivado a se preparar para o mercado de uma forma completa, o que envolve o cuidado com a postura, comportamento, competências sócio-emocionais e outros aspectos”, afirmou.

Além disso, mesmo se não sair empregada, a pessoa já conclui o curso com experiência. “A duração dos cursos é de um ano e meio ou dois anos, sendo que a pessoa, se não sair empregada, já leva uma bagagem profissional e prática enorme”, disse.

Quem mais oferece cursos técnicos?

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Abriu 540 vagas gratuitas para o semestre de 2019.2, com inscrições até 2 de maio no site da instituição. As vagas são em Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Santa Inês, Teixeira  de Freitas, Uruçuca e Valença - 70% das vagas são para candidatos que estudaram em escola pública, 5% para pessoas com deficiência e 25% para ampla concorrência. O critério de seleção utilizado pelo IF Baiano é a análise de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos 1° e 2° anos do ensino médio.

Escola Técnica da Bahia (Eteba) Fica na Avenida Joana Angélica, em Nazaré, e oferece cursos de meio ambiente, rádio e TV, segurança do trabalho e análises clínicas. A escola é mantida pelo Centro de Pesquisa e Educação Profissional (Cepete).

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier