Era de inovações  e mudanças

Por Cláudio Cunha*

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Publicado em 24 de maio de 2018 às 05:00

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O mercado imobiliário está em constante inovação. Seja através da oferta de imóveis em um formato diferenciado quanto no cuidado e atenção às necessidades do consumidor, que também está em contínua transformação.

O primeiro exemplo pode ser visto no evento promovido pela própria Ademi-BA em parceria com a Caixa Econômica: a Semana M². Inteiramente realizado em uma plataforma digital, no site foi possível acessar todos os dias diversas ofertas e condições especiais oferecidas pelas construtoras participantes.

O sucesso da iniciativa foi notório: foram quase 50 mil visitas ao endereço da Semana M² durante as duas primeiras semanas de evento, sendo 76% em Salvador e 24% no interior baiano.  Entre os acessos ainda foram contabilizados 15 de outros estados e cinco países. As mulheres também se destacaram e foram responsáveis por 45% dos acessos.

Ao total, estavam disponíveis 44 empreendimentos localizados em nove cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Cruz das Almas, Jequié, Jacobina, Mata de São João e Esplanada.

As buscas foram por imóveis de perfis variados, atendendo a todas as demandas - com destaque para os apartamentos de dois quartos. Em relação à faixa etária, grande parte do público que acessou o endereço da Semana M² tem entre 35 e 44 anos.

Com ofertas de apartamentos, lotes, casas, unidades comerciais, empresariais e também imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, os residenciais ocuparam o topo do ranking de buscas da Semana M². Na capital baiana, a procura se concentrou principalmente nos bairros de Jardim Nova Esperança, Armação, Imbuí, Cabula e Caminho das Árvores. Já no interior, as maiores buscas foram em Feira de Santana e Cruz das Almas.

O resultado alcançado nesta 3ª edição nos fortalece a seguir estratégias desse porte e também é essencial no momento de ajudar a definir os próximos passos, principalmente no que se refere a entender o que o público anseia.

Em sintonia com isso, o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) abordou justamente as novas tendências imobiliárias e uma visão do futuro da habitação no Brasil. A programação foi apresentada pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O 90º Enic aconteceu agora em maio em Florianópolis e, na oportunidade, o CEO da construtora Vitacon, Alexandre Lafer Frankel, falou sobre a necessidade de mudanças e os novos perfis de consumidores. De acordo com estudo da empresa, as famílias reduziram de tamanho e os números de solteiros podem ultrapassar os 50% nas grandes capitais.

A nova configuração exige que o mercado se adapte para atender às novas demandas e essa mudança precisa necessariamente envolver também os bancos financiadores e o Estado. Juntos, essas três instâncias podem pensar em soluções duradouras e estratégicas para atender a esse cenário.

Por fim, as ideias inovadoras precisam de uma estrutura para se sustentar e desenvolver. Por isso é tão importante que o mercado esteja acompanhando esse ritmo. As mudanças e melhorias implicam em crescimento contínuo e conjunto, e queremos permanecer na vanguarda dessa nova era.

*É presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba)