Ernando vive expectativa de voltar a atuar após cinco meses

Jogador pode ser uma das novidades do Bahia contra o Palmeiras

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 16:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

A partida contra o Palmeiras, domingo (17), às 16h, na Fonte Nova, pode marcar o fim de uma longa espera. Sem entrar em campo há cinco meses por causa de uma hérnia de disco, o zagueiro Ernando vive a expectativa de ganhar uma chance na vaga de Juninho, desfalque no Bahia por força contratual. 

A última vez que o zagueiro atuou em uma partida oficial foi no empate por 0x0 contra o Ceará, no dia 8 de junho, no estádio do Castelão, em Fortaleza. Depois disso, ele foi diagnosticado com uma hérnia e precisou passar por cirurgia na coluna.

Recuperado, Ernando garante que está pronto para ajudar o tricolor no confronto com o time paulista. "Eu só tenho gratidão ao clube por todo respaldo que me deu, a todo departamento médico, o médico Thiago Argolo que me operou, o pessoal da transição física, Roberto, Luizão, Robertinho. Hoje eu já estou recuperado, treinando há um bom tempo, sendo relacionado há mais de seis jogos. Agora surjo como uma das alternativas por conta da ausência do Juninho", comentou o zagueiro.

Para ficar com a vaga entre os titulares e formar a dupla com Lucas Fonseca, Ernando vai ter que superar a concorrência. A principal delas é a do zagueiro Wanderson, integrado ao elenco tricolor desde a pausa para a Copa América. Além dele, Xandão e Ignácio correm por fora. 

"Sei que tem Wanderson, Xandão, Ignácio, que estão treinando há mais tempo que eu, mas me coloco à disposição caso Roger queira optar pela minha escalação no jogo. Ainda não tem nada definido, temos uma semana para trabalhar. É ter cabeça boa para que a gente possa fazer uma semana de produtividade e conseguir o triunfo no domingo", continuou Ernando.

Tudo mudado Muita coisa mudou no Bahia desde a última vez em que Ernando esteve em campo. Naquele momento, o tricolor havia acabado de eliminar o São Paulo, com gol do próprio zagueiro, e avançava às quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Bahia estava na sétima colocação. Agora, o time vive um momento de declínio e não sabe o que é vencer na Série A há seis partidas. O jejum fez com que o tricolor se distanciasse da zona de classificação da Libertadores. São seis pontos de diferença para o Internacional, sétimo colocado. 

Mesmo de longe, Ernando diz que sofreu com a fase ruim do Bahia e afirma que a equipe precisa se espelhar nas boas partidas que fez no Brasileirão para vencer o Palmeiras e dar a volta por cima. "O time teve uma evolução muito boa, um primeiro turno excelente, tanto em casa quanto fora. Infelizmente agora estamos em uma sequência negativa, mas temos seis jogos e tenho certeza que a nossa equipe pode buscar um algo a mais, olhando sempre para cima".

Ele evita traçar meta rumo à Libertadores. "Vamos pensar jogo a jogo, são três partidas em casa e três fora. A gente conta com o nosso torcedor já diante desse jogo contra o Palmeiras para que ele possa nos ajudar, possa acreditar na nossa equipe e tenho certeza que vamos tentar mostrar de imediato já no domingo", afirmou o defensor.