Especialistas discutem como a Copa de 2014 pode transformar um destino turístico

Debate contou com as participações de Domingos Leonelli, José Mario Capriolli, Claudio Tinoco e Claudia M. Baggio

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  • Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2011 às 13:54

- Atualizado há um ano

Para encerrar os debates da manhã da quarta edição do Agenda Bahia, que acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) nesta terça-feira (27), autoridades e especialistas no setor de turismo discutiram como a Copa do Mundo de 2014 pode transformar um destino turístico.

Mediado pela jornalista Rachel Vitta, editora-executiva do seminário Agenda Bahia, o debate contou com a participação dos palestrantes Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, e José Mario Capriolli, presidente da Trip Linhas Aéreas, além de Claudio Tinoco, presidente da Saltur, e  Claudia M. Baggio, diretora da área de Corporate Finance da Deloitte.

Especialistas discutiram sobre como a Copa de 2014 pode transformar um destino turístico

Inicialmente, o debate voltou a se concentrar em um dos assuntos discutidos no Agenda Bahia deste ano: a infraestrutura. Na ocasião, Claudio Tinoco, que apresentou o plano de turismo da Prefeitura de Salvador, falou sobre importância de unir esforços da administração municipal com os governos estadual e federal para requalificar o Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Orla da capital baiana, espaços de grande importância para o turismo de Salvador.

Para Claudia Baggio, a recuperação destes locais é de total importância para que a Copa do Mundo deixe um legado para a Bahia e para os turistas. "O desafio é garantir que os recursos públicos sejam destinados à revitalização de antigos e novos equipamentos do turismo local", acrescentou a diretora da área de Corporate Finance da Deloitte.

Além da recuperação de espaços e equipamentos urbanos, "precisamos 'vender' Salvador para o mundo, mostrar o que temos na capital e em todo a Bahia para atrair o turista", pontuou Domingos Leonelli, que questionou o investimento da prefeitura de Salvador no setor do turismo, algo em torno de R$ 2 milhões, segundo Claudio Tinoco. "Isso não é priorizar o turismo", acrescentou o secretário estadual.

Seja através de investimentos em infraestrutura ou de publicidade turística no exterior, o mais importante, segundo José Mario Capriolli, é criar condições para agradar o turista que vier para Salvador durante a Copa do Mundo. Segundo os especialistas que participaram do debate, assim ele voltará à cidade em outras oportunidades e trará outras pessoas para a região com a divulgação da imagem positiva que ele teve durante o evento esportivo.

A partir das 14h30, os seminários voltam a acontecer no auditório da Fieb. Quem abre a próxima palestra é Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova, que falará sobre os eventos a reboque da Copa de 2014.

Os seminários do Agenda Bahia destinam-se a um público constituído principalmente por empresários, executivos, consultores, gestores públicos e de empresas privadas, profissionais liberais,representantes de ONGs e estudantes e representam uma grande oportunidade de reciclagem, aprendizado, atualização de conhecimento e fomento ao empreendedorismo. O evento é promovido pelo jornal CORREIO e a rádio CBN, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e apoio da Ufba.