Esqueceu futebol no Réveillon? Veja resumo de notícias do Vitória

Leão liberou jogadores mais caros do elenco, contratou dupla do Inter e técnico rei do acesso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

O início do Verão, as férias escolares e as festas de fim de ano formam um período propício para relaxar, sair da rotina e, por vezes, ficar “por fora” das informações sobre o clube do coração. Mas como hoje já é dia 3 de janeiro e a realidade bate à porta novamente, o CORREIO fez um resumo das principais notícias relacionadas ao Vitória nos últimos dias. Acompanhe:

Quantas contratações?

O elenco rubro-negro terá pelo menos três caras novas, sendo que duas já trabalham na Toca do Leão, pois o grupo se apresentou no dia 2. São o zagueiro Thales e o meia Andrigo, contratados do Internacional por empréstimo até dezembro em uma troca com o atacante Neilton, que foi para o time gaúcho nas mesmas condições.

A terceira novidade será o meia Ruy, do Coritiba. Ele só depende de trâmites burocráticos para ser anunciado. A negociação também é no formato permuta, com o lateral-esquerdo Fabiano indo para o clube paranaense.

O Leão tem novo treinador, o baiano Marcelo Chamusca. Ele conseguiu acesso em todas as divisões do Campeonato Brasileiro e terá como principal missão recolocar o Vitória na Série A. 

Clique aqui para saber quem iniciou a pré-temporada. Foram 15 jogadores ao todo. 

Quem deixou o clube?

A lista é grande. Fora os já citados Neilton e Fabiano, o volante Willian Farias rescindiu contrato e foi anunciado pelo São Paulo nesta quinta-feira (3). Além deles, todos os jogadores a seguir tiveram o contrato expirado no fim de 2018 e não renovaram: os laterais Lucas e Bryan, o zagueiro Aderllan, os volantes Fillipe Soutto e Arouca, os meias Rhayner e Guilherme Costa e os atacantes André Lima, Lucas Fernandes, Wallyson e Júnior Todinho.

Tem mais: o volante Uillian Correia foi emprestado ao Red Bull Brasil. Já o lateral-esquerdo Juninho e o zagueiro Walisson Maia chegaram ao fim do contrato, mas não deixaram o clube porque ainda se recuperam das cirurgias no púbis feitas no ano passado e a legislação só permite a liberação dos atletas quando estiverem aptos. Willian Farias se despediu de Maurício Cordeiro no Barradão (Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória) Alguém mais pode sair?

O goleiro Elias e o volante Marcelo Meli têm contrato, mas não se apresentaram para o início da pré-temporada. O Vitória tenta repassá-los a outros clubes.

Quando começa a temporada?

O primeiro jogo oficial é no dia 15 de janeiro, contra o CSA, às 21h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela Copa do Nordeste. O primeiro jogo no Barradão será no dia 19, às 16h, contra o Moto Club, pela segunda rodada do regional. A estreia no Campeonato Baiano será no dia 24, contra o Vitória da Conquista, às 20h30, no Barradão.

O Leão disputará quatro competições em 2019. Além do estadual e do regional, jogará a Copa do Brasil e a Série B, que começa no dia 27 de abril e dará uma pausa durante a Copa América, que será realizada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho. Na Copa do Brasil, o adversário rubro-negro na primeira fase será o Moto Club, em São Luís, com o Vitória jogando pelo empate. A tabela básica da CBF prevê esse jogo para o dia 6 ou 13 de fevereiro.

O zagueiro Lucas Ribeiro, que vai disputar o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira, perderá a pré-temporada porque desfalcará o Vitória no mínimo até 25 de janeiro, caso o Brasil seja eliminado na fase de grupos, ou até 10 de fevereiro, caso avance para o hexagonal final.

Time sub-23 vai iniciar o ano

O time de aspirantes, ou sub-23, iniciou a pré-temporada no dia 17 de dezembro e será responsável por representar o Vitória no Campeonato Baiano e também na primeira partida do ano, contra o CSA, pela Copa do Nordeste. Esse grupo será comandado por João Burse, que terminou 2018 como técnico da equipe principal, e venceu o Bahia de Feira por 4x2 no único jogo-treino feito até então, no dia 29 de dezembro. A escalação inicial teve Caíque; Cedric, Léo Xavier, Bruno Bispo e Mateus; Hebert, Luan Ferreira, Nickson, Jhemerson e Luan; Eron.

Quem é quem no elenco sub-23? Clique aqui para saber. Jhemerson, Nickson, Luan e Luan Ferreira integram o time sub-23, que venceu o Bahia de Feira (Foto: Mauricia da Matta / EC Vitória) O Vitória vai jogar na Fonte Nova?

Sim, mas não de imediato. O Leão vai mandar as partidas do primeiro semestre no Barradão. O clube iniciou conversas com a Arena Fonte Nova para jogar no local durante o segundo semestre. A projeção da diretoria é de aumentar a arrecadação ao fazer algumas partidas da Série B na arena.